Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Abrantes

Abrantes: Detenção por crime de burla informática e comunicações

13/05/2021 às 19:07
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e em cumprimento de mandado do DIAP de Santarém, deteve, na última terça-feira (dia 11 maio), um homem de 37 anos de idade, suspeito da prática de vários crimes de burla informática e nas comunicações, ocorridos maioritariamente na zona do concelho de Abrantes.

De acordo com informação da PJ os crimes terão sido perpetrados através do uso fraudulento do sistema MBWAY, “recorrendo a técnicas de 'engenharia social', aproveitando o desconhecimento de grande parte da população sobre este tipo de tecnologia, levando as vítimas a permitir o acesso às suas contas bancárias, sob o pretexto de que tal era necessário para realizar o pagamento de um bem que as mesmas haviam anunciado na internet”.

Nas buscas realizadas na manhã de terça-feira, com apoio da Unidade Especial de Polícia (UEP) e de agentes da esquadra de Abrantes da PSP, foi recolhido diverso material utilizado no cometimento dos crimes em causa. De acordo com a PJ este material de prova permitiu correlacionar situações criminais idênticas, indiciando uma atividade criminal reiterada.

O arguido foi presente às autoridades judiciárias competentes, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A operação policial de larga escala teve um enorme impacto face aos meios utilizados e à hora em que aconteceu na rua de acesso a uma das escolas secundárias da cidade. Para além de uma dezena de agentes da PSP de Abrantes a operação contou ainda com cerca de 40 operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP), nomeadamente com o Corpo de Intervenção e com o Grupo Operacional Cinotécnico.

Ao que a Antena Livre conseguiu apurar a operação, no bairro do Lazareto, situado na rua General Humberto Delgado, junto à Upantina, começou às 07 horas em ponto e não houve necessidade de utilização das armas por parte das autoridades. Depois de todas as diligências efetuadas, recolha de prova e detenção do suspeito, os meios desmobilizaram às 09:34.