Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Rotary Clube de Abrantes

Abrantes: Curso de Liderança regressou para formar agentes de mudança

10/09/2021 às 15:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos fotos: Rotary Club de Abrantes

O Rotary Club de Abrantes (RCA), em colaboração com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) e com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, voltou a organizar o Curso de Liderança. Durante sete dias, 23 jovens, com idades entre os 17 e os 22 anos, participaram em diversas atividades práticas e teóricas. O objetivo foi desenvolver as capacidades de liderança nos jovens da comunidade, valorizando-se também a formação cívica e a aprendizagem em áreas específicas, como a Comunicação.

Leal Neto, presidente do RCA, recorda que “estamos num mundo em que a mudança é instantânea e há pouco que fique constante”. Por isso, “toda a formação, todo o conhecimento, toda a capacidade de se adaptar a novas realidades é fundamental para singrar neste nosso mundo, em especial para os jovens”.

Depois de um ano de interregno devido à situação de pandemia, esta é a 11ª vez que o RCA organiza o Curso de Liderança. Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes e da Mitsubishi Fuso, enquadra-se num conjunto de atividades deste clube abrantino que têm um especial enfoque na formação. A atribuição de bolsas de estudo e a realização de cursos de suporte básico de vida são outras das iniciativas que o RCA organiza regularmente.

O presidente do RCA destaca os objetivos que se pretende que os jovens participantes no Curso de Liderança tenham alcançado: “A capacidade de resolver novos problemas, a capacidade de trabalhar e confiar nas pessoas que fazem parte das suas equipas, a capacidade de ver para além de si mesmo e ser capaz de se colocar no lugar das pessoas que estão ao seu lado.”

Por outro lado, sendo uma formação intensiva, também se pretendeu que os jovens pudessem “testar dos seus limites, sejam eles físicos, emocionais ou outros, testar novos desafios”. Leal Neto sublinha que colocar os jovens no papel de ‘chefe’ lhes dá uma outra perspetiva sobre as decisões, pelo que a participação no Curso de Liderança certamente que “os/as deixará mais bem preparados/as para a mudança”. E conclui: “Mais do que estar preparado para a mudança, importa que possam ser agentes da mudança.”

 

Galeria de Imagens