Pesquisar notícia
quarta,
22 set 2021
PUB
Sociedade

Abrantes: Clube Rotário distinguido pela sua contribuição para causas sociais

23/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Rotary Club de Abrantes foi distinguido, na sexta-feira, dia 18 de maio, na 72ª Conferência do Distrito 1960, a que pertence em termos de organização rotária, com a flâmula de Club 100% Paul Harris.

Segundo informa o Rotary Club de Abrantes, a flâmula de Club 100% Paul Harris é um “reconhecimento internacional que resulta do facto de todos os sócios do clube terem contribuído para as causas que o movimento rotário apoia”. Este momento alto da vida rotária contou com a participação do Presidente da República.

A flâmula foi atribuída no âmbito da reunião magna que junta companheiros de todos os clubes da zona a que pertencem, que decorreu em Óbidos entre 18 e 20 de maio, sob o lema “Rotary Faz a Diferença”. A representar o clube abrantino esteve o seu presidente, Paulo Sousa, o diretor de protocolo, António Domingues, e o secretário, Joaquim Santos. O Presidente de Rotary Internacional, Ian Riseley, esteve representado por June Webber, do Waterfront Rotary Club, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

No dia 18 de maio, a Conferência iniciou-se com a cerimónia de abertura, presidida pelo Governador do Distrito 1960, Afonso Malho. Seguiu-se um Seminário de Liderança, coordenado pela Instrutora Distrital Mara Duarte. O jantar deste dia, denominado de “Paul Harris” (o fundador do movimento rotário), foi presidido pelo Presidente da República de Portugal. Como profissional e cidadão, Marcelo Rebelo de Sousa é também membro do Rotary Club de Lisboa.

Coube ao Presidente entregar os Reconhecimentos e os Títulos Paul Harris. Para além do clube abrantino, também o Rotary Club de Tavira recebeu flâmulas de Club 100 % Paul Harris.

O segundo dia de trabalhos, sábado dia 19, iniciou-se com a cerimónia de apresentação das bandeiras oficiais dos Clubs e entidades presentes, seguindo-se um conjunto de intervenções e palestras. Entre elas destacou-se a comunicação de Frei Bento Domingos sobre o tema ‘Amizade’, intercalado com momentos musicais proporcionados pela Academia de Música de Óbidos. A noite terminou com um jantar em ambiente ‘medieval’.

No domingo, último dia, ocorreram várias atividades, culminando com plantação da “árvore da Amizade” e com o almoço de encerramento.

Para além de dar continuidade a ações que visam apoiar a comunidade em que se insere, nomeadamente ao nível da Educação e da Saúde, o Rotary Club de Abrantes refere em comunicado que se mostra como “um membro ativo na participação de atividades do movimento rotário que envolvem outros clubes. Nos clubes rotários juntam-se profissionais que partilham a vontade de contribuir para resolver problemas de quem está próximo e para desenvolver as suas comunidades”.