Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: 2ª edição do Prémio FOOD FAB LAB já arrancou

21/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“Está oficialmente aberta a 2ª edição do Prémio FOOD FAB LAB”. As palavras são de Pedro Saraiva, diretor executivo do TAGUSVALLEY Parque Tecnológico Do Vale Do Tejo. O Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar INOV’LINEA é o organizador da iniciativa que premeia os produtos mais inovadores e com potencial de mercado.

Na inauguração do Prémio FOOD FAB LAB, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Abrantes, João Gomes, destacou a importância deste prémio e da “equipa técnica e instalações aqui sediadas em Abrantes, que estão ao dispor de todas as pessoas, de todo o país”. Os investimentos na área alimentar vão “ajudar a desenvolver os produtos, a colocá-los no mercado, e aqui pode ser o pontapé de saída de um produto”, refere João Gomes.

Pedro Saraiva, Diretor Executivo do TAGUS VALLEY

Os serviços oferecidos pela empresa podem ser requisitados pelos interessados “durante uma manhã, um dia, transformando o seu produto, embalando-o, levá-lo para casa e fazer a comercialização”. O diretor executivo da TAGUS VALLEY, Pedro Saraiva, refere que a disponibilização de uma unidade de produção partilhada “evita investimentos muito significativos para criar as condições que são necessárias para o setor alimentar poder laborar industrialmente e é isso que queremos pôr ao dispor da região”.

A iniciativa conta com quatro prémios que trabalham sobre três áreas essenciais para os produtos alimentares: o prémio de inovação, o prémio de potencial de entrada no mercado, o prémio de degustação e o prémio FOOD FAB LAB, que premeia o produto que mais se destaca no conjunto das três categorias.

No total, os 7.300 euros disponíveis para prémios são serviços, relacionados com a utilização da unidade de produção de forma gratuita. Quem ganhar o Prémio FOOD FAB LAB pode fazer 20 utilização gratuitas, que, segundo Pedro Saraiva, é “uma quantidade bastante significativa para o produto arrancar e entrar no mercado, respondendo às primeiras encomendas”. Os restantes premiados terão também acesso à unidade de produção com apoio da equipa técnica durante várias horas.

Desde empresas a individuais, “ o concurso é aberto, é o produto que está em causa e não quem o fabrica”, salienta Pedro Saraiva.

A vencedora da primeira edição do FOOD FAB LAB foi Paula Val, com um doce de pimento que “a seu tempo, com o apoio do INOV’LINEA vai ter marca própria em breve”. Outro dos premiados foi Higino Gonçalves, com o Bolo do Caco de Fátima, um “encaixe entre a Madeira e o Ribatejo” que inclui azeitona, segundo conta o autor, produto que tem “a garantia deste laboratório e com este atestado de qualidade posso servir em qualquer parte do país”.

Doce de Pimento, da autoria de Paula Val, foi o vencedor da edição do ano passado

Dos 8 concorrentes da edição anterior para “muitos mais”, é o objetivo do Prémio FOOD FAB LAB. Os interessados podem candidatar-se até dia 8 de outubro, no INOV’LINEA, e as entregas dos produtos decorrem de 9 a 13 de outubro. A decisão será tomada por um júri nacional composto por personalidades da área alimentar, independentes da empresa, que avaliarão os produtos de acordo com os critérios inovação (criatividade), potencial de mercado (viabilidade de comercialização) e degustação (análise sensorial).

Ana Rita Cristóvão

Estagiária