Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Covid-19

Misericórdia de Abrantes com oito casos positivos testa todos os utentes e funcionárias(C/ÁUDIO)

24/01/2021 às 14:51
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes tem oito infetados com o coronavírus, sendo que há quatro utentes e quatro funcionárias que testaram positivo ao SARS-Cov-2. A informação foi confirmada à Antena Livre por Alberto Margarido, provedor da instituição que remeteu declarações para o presidente da Câmara de Abrantes e da Proteção Civil Municipal, Manuel Jorge Valamatos.

A Antena Livre soube que assim que foram conhecidos os resultados positivos quer nas funcionárias, quer nos utentes foram de imediato desencadeados todos os procedimentos do plano de contingência da instituição. Ou seja, as funcionárias estão a fazer o processo de cura em casa, por não apresentarem sintomatologia enquanto que os utentes foram isolados numa área definida para poderem receber a assistência necessária à margem dos outros utentes da ERPI.

Manuel Jorge Valamatos confirmou à Antena Livre estes casos positivos e acrescentou que todo o universo da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes vai ser testada. Quer sejam funcionários ou utentes no início desta semana vão fazer os testes para despistar a presença do vírus.

O autarca de Abrantes revelou também que o aparecimento destes casos vai provocar uma alteração no plano de vacinação que deveria começar esta segunda-feira nesta instituição. Com a deteção de casos positivos o plano terá um ajuste uma vez que têm de começar por outras instituições até serem conhecidos os testes da Misericórdia de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes

O plano de vacinação começa assim esta segunda-feira no concelho de Abrantes nos grupos prioritários que são os lares de idosos, utentes e funcionários. No que diz respeito à Santa Casa da Misericórdia de Abrantes o plano será implementado depois da validação dos testes que têm de ser feitos no início da semana a todos os utentes e funcionários da instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes tem 120 funcionários e cerca de 110 utentes.