Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Saúde

Hospital de Abrantes recebe doente infetado com COVID-19 transferido de Aveiro

1/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, onde funciona o serviço diferenciado de COVID-19, recebeu esta semana um doente da região de Aveiro infetado com o novo coronavírus.

Ao que a Antena Livre conseguiu saber o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) transferiu este doente para Abrantes pro forma a poder manter alguma capacidade de resposta a novos doentes com a COVID-19. A um jornal de Aveiro a administração daquele centro hospitalar revelou que conta receber, esta semana, mais ventiladores para apoio aos doentes que tem na sua unidade. Apesar do hospital de Aveiro explicar que ainda dispõe de capacidade de acolhimento de doentes com necessidades de ventilação confirmou que esta semana transferiu um doente de Ovar para o Hospital de Abrantes. Segundo fonte do hospital aveirense a unidade de Abrantes dispunha de maior capacidade de assistência, daí que tenha sido opção a transferência do doente.

Segundo fonte hospitalar a decisão clínica foi tomada porque o paciente estava “capacitado” para esta deslocação. Ao que sabemos trata-se de um homem de 74 anos, residente na União de Freguesias de Belazaima, Castanheira e Agadão.

Segundo o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a decisão ter-se-á prendido com o facto deste (CHBV) ser um dos hospitais de apoio ao concelho de Ovar, onde a situação ainda continua complexa.

A Antena Livre aguarda uma reação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, no entanto, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, e a unidade de Abrantes, tem uma capacidade diferenciada nos cuidados intensivos, quer em recursos humanos, quer em equipamentos permite prestar este apoio a outros entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.