Depois de três casos positivos de Covid-19 Abranclínica reabre dia 23 (C/ÁUDIO)

2020-11-20

A Abranclínica vai reabrir na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, depois de uma paragem de uma semana e meia por causa de três casos positivos de COVID-19. José Fontes, diretor da clínica médica de Abrantes, confirmou à Antena Livre a data da reabertura e explicou que não aconteceu já esta semana porque há a necessidade de articular todos os serviços. Há que ter em conta, disse o médico, que não é abrir uma porta e já está. É preciso ter toda a equipa disponível, sendo que há os profissionais que fazem o atendimento, há os que levam os doentes aos equipamentos onde estão os técnicos ou os médicos. E, garantiu, há ainda os que fazem a desinfeção dos espaços, porque desde que começou a pandemia que a clínica tem tido regras claras no seu funcionamento.

Sobre os três profissionais infetados revelou que apenas uma apresentou sintomatologia, mas estão recuperados.
Já no que diz respeito aos reagendamentos dos exames que tiveram de ser cancelados José Fontes diz que é um processo que está a ser definido esta semana consoante a urgência dos mesmos. O médico indicou que normalmente a Abranclínica atende cerca de duas centenas de pessoas por dia, entre os utentes ou quem vai apenas levantar os exames. Agora vai ser necessário ajustar os que foram cancelados às próximas semanas, mas com a garantia de que os urgentes vão continuar a ser prioridade.

José Fontes, diretor da Abranclínica

Recorde-se que a clínica encerrou no dia 11 de novembro depois de todo o quadro de pessoal ter feito testes de despiste do SARS-Cov-2 e de terem sido detetados três casos positivos. De imediato a clínica fechou e foi sujeita a um processo de desinfeção. Esta semana os funcionários voltaram a repetir os testes que sendo negativos leva à reabertura dos serviços.
A Abranclínica tem um quadro de cerca de 35 colaboradores, 20 na área administrativa e de apoio e 15 na área médica. É uma clínica que faz exames nas seguintes áreas: Ortopantomografia e cefalometria digital; Densitometria (óssea e corporal); Ecografia Geral; Ecografia Endocavitária; Eco-Doppler colorido; Ecocardiografia; Electromiografia; ECG; Ressonância Magnética (Campo Aberto); TAC Multicorte (Exames Gerais, Dentalscan, Angio-TC, Uro-TC); Radiologia Digital; e Mamografia Digital.