COVID-19: Médio Tejo passa a dez casos casos positivos com mais um em Tomar (C/ÁUDIO)

Saúde 2020-03-24

No Médio Tejo subiu para uma dezena o número de infetados com a COVD-19. Segundo dados da unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, às 17:45 desta terça-feira, há a registar mais um caso positivo no concelho de Tomar.

Assim sendo Tomar passa a registar quatro casos, Ourém tem dois e seguem-se Abrantes, Constância, Alcanena e Barquinha todos com um doente infetado.

Maria dos Anjos esperança explicou à Antena Livre que não consegue sistematizar os números de suspeito à espera de análises e de pessoas em vigilância por proximidade aos casos já confirmados. Mesmo assim a Antena Livre sabe que esse trabalho está a ser feito, havendo para cada doente os contactos das pessoas que lhe estão mais próximas.

Novamente as análises desta terça-feira voltaram a trazer números negativos com esta exceção de um novo caso em Tomar. Já em relação aos internados também é uma informação que não está totalmente disponível porque os doentes internados em hospitais centrais acabam por sair do rasto da Saúde Pública local. Mesmo assim sabe-se que há três internados no Hospital de Abrantes que há outros doentes que estão no processo de cura, mas em casa.

Maria dos Anjos Esperança voltou a pedir o que tem pedido sempre, para que as pessoas estejam alerta, fiquem em casa, lavem as mãos e cumpram as indicações das autoridades.

Questionada sobre a informação de que a presidente da Câmara Municipal de Tomar terá a intenção de mandar fazer testes a todas as forças de segurança, bombeiros e lares de idosos do concelho a médica de Saúde Pública do Médio Tejo diz que “é de louvar esta medida (…) tenho essa informação porque os idosos são um dos grupos de risco e, porque os bombeiros e as forças de segurança porque são aqueles que fazem o transporte e garantem a segurança dos cidadãos”.

Maria dos Anjos Esperança, Saúde Pública/ACES Médio Tejo

Portugal tem 33 mortes associadas ao vírus que provoca a covid-19, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGSD), que corrigiu os dados anteriormente divulgados.

O boletim regista 2.362 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (mais 302), a grande maioria (2.159) está a recuperar em casa e 203 estão internadas (mais dois), 48 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (mais uma).

Desde 01 de janeiro foram registados 15.474 casos suspeitos, dos quais 1.783 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 11.329 casos em que os testes não confirmaram a infeção e 22 doentes que já recuperaram.