CHMT retoma visitas a doentes internados

2020-08-13

As visitas a doentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo retomam no próximo dia 15 de agosto.

Uma retoma que se fará de acordo com as regras estipuladas, no âmbito do Plano de Contingência à Covid 19, implementadas no CHMT. Os visitantes têm que cumprir com todas as normas de segurança e higienização em vigor, nomeadamente cumprindo a higienização das mãos e a utilização de máscara cirúrgica.

Ficam de fora desta retoma as áreas de prestação de cuidados dedicadas à COVID onde não serão permitidas visitas. Também nos Serviços de Urgência não são permitidos acompanhantes e visitas, exceto em situações muito excecionais e devidamente autorizadas pela Direção de Serviço ou Responsável pela equipa de enfermagem. Aos Serviços com especificidades próprias, como os Cuidados Intensivos, Obstetrícia, Pediatria, entre outros, serão emitidas orientações específicas.

De acordo com a orientação da retoma de visitas, é permitida uma visita diária por doente internado, com duração máxima de 30 minutos. As visitas estão sujeitas a horário fixo, pré-definido consoante o quarto de internamento e o número da respetiva cama. As visitas têm início nos seguintes horários: 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30, todos os dias da semana, incluindo fins-de-semana.

Ainda no âmbito do Plano de Contingência à Covi-19 só são permitidas visitas de maiores de 18 anos.

Os visitantes devem, a todo o tempo, garantir o distanciamento necessário com os doentes a visitar, de acordo com as instruções transmitidas pela equipa de saúde;

Os utentes internados em quartos individuais, poderão receber a visita entre as 14h30 e as 18h00, mantendo-se a duração máxima de 30 minutos;

No final de cada visita, o quarto será devidamente higienizado e arejado.

 

Novas regras para os visitantes

Os visitantes devem utilizar preferencialmente as escadas, sempre que possível; se utilizarem os elevadores devem entrar nos destinados a visitas. Devem circular pelo lado direito dos corredores e respeitar a sinalética hospitalar. Utilizar máscara cirúrgica durante todo o período de permanência no Hospital/Serviço, respeitar regras de etiqueta respiratória e higienizar as mãos. Os visitantes devem, também, manter distância de segurança do seu familiar, manter distância dos outros doentes e profissionais e cumprir todas as recomendações de vigilantes e profissionais de Saúde, de forma a garantir a segurança de todos.

Os visitantes não devem levar objetos pessoais, alimentos ou outros, para entregar ao doente. Não devem visitar outros doentes ou circular livremente pela enfermaria.

Os visitantes não devem utilizar instalações sanitárias na enfermaria, exceto em situações autorizadas pelos profissionais de saúde e após garantia de condições de higienização antes e depois da utilização.

Os visitantes não devem sentar-se ou colocar objetos pessoais (malas, entre outros…) sobre a cama do doente ou qualquer outra cama da enfermaria.