CHMT lança concurso público para aquisição de equipamento de Ressonância Magnética (C/VÍDEO)

2020-05-21
DR
DR

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 21 de maio, no âmbito de uma visita do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Andrade Costa, à Unidade Hospitalar de Abrantes.

Nesta visita, foi dado a conhecer o resultado de uma intervenção que teve lugar no Piso 10 do edifício, que vai, pela primeira vez na sua história, estar totalmente capacitado para prestar assistência hospitalar: https://www.antenalivre.pt/saude/chmt-piso-10-do-hospital-de-abrantes-reabilitado-e-pronto-para-receber-medicina-interna-c-video/.

Mas não passou despercebida a nota do CHMT que nos dá conta de que nesta visita foi anunciado o lançamento do Concurso Público para a aquisição e instalação do equipamento de Ressonância Magnética na unidade hospitalar de Abrantes.

Um investimento há muito esperado pela comunidade e que foi alvo de diversas manifestações e inclusive abaixo-assinados por parte da CUSMT - Comisão dos Utentes da Saúde do Médio Tejo.

Recorde-se que em janeiro deste ano, Manuel Soares, porta-voz da CUSMT, referiu mesmo que "a inexistência de um equipamento público de Ressonância Magnética no CHMT prejudica os utentes e o SNS. Só o CHMT paga anualmente perto de 500 mil euros, para além das despesas e incómodos para os utentes que têm de se deslocar a Coimbra ou Leiria".

Também recentemente, no início de maio em entrevista ao Jornal de Abrantes e à Antena Livre, o presidente do CHMT deu conta de que este investimento estava para breve.

Ora, recorde:

Jornal de Abrantes: A necessidade de obras nas urgências do hospital de Abrantes, bem como de um equipamento de ressonância magnética, tem sido muito reivindicada pela CUSMT. Qual o ponto de situação?

Carlos Andrade Costa: Quer num caso quer noutro dos dois que refere, penso que teremos boas novidades no futuro próximo. Muito próximo. Agora é fechar com sucesso este momento de pandemia. Depois, é voltar a concentrar esforços nos projetos que tínhamos. O tempo é um tempo de confiança. Como é sempre a melhor forma de viver tempos difíceis como estes.  

O CHMT informa que este investimento para adquirir este equipamento de Ressonância Magnética para o CHMT representa um investimento de 1,3 milhões de euros.

Veja neste vídeo as declarações do presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade Costa, acerca da aquisição deste equipamento:

(Créditos Vídeo: CHMT)

Já o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, refere que este é um anúncio "há muito aguardado" e que vem "valorizar o apoio aos utentes, economizar as deslocações a hospitais privados, cujos custos eram suportados pelo CHMT, para além de ir ao encontro de uma reivindicação da comissão de utentes”.

 

Ana Rita Cristóvão