Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Saúde

CHMT inicia Hospitalização Domiciliária

19/12/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou hoje o programa de Hospitalização Domiciliária, com um doente da cidade de Abrantes e com uma doente de Belver. Estes doentes passarão a receber em suas casas a prestação de cuidados de que necessitam, afirma o CHMT em comunicado.

A Hospitalização Domiciliária, assegurada por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, liderada por médicos de Medicina Interna, apresenta-se como uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada aos cidadãos que cumpram um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem a sua hospitalização no domicílio, pode ler-se no mesmo comunicado.

O programa representa “uma nova fase de prestação de cuidados de saúde cada vez mais humanizados, no sentido em que os doentes poderão ser assistidos nos seus domicílios, procurando e assim que o episódio de internamento domiciliário, que se efetiva dentro da casa do próprio doente, implique o menos possível com a sua dinâmica familiar e com o seu conforto”, afirmou Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do CHMT.

Por último, refere o CHMT que a Hospitalização Domiciliária responde a critérios clínicos muito específicos que visam salvaguardar quer a segurança clínica do doente, quer a segurança assistencial dos profissionais de saúde.