CHMT inicia campanha de vacinação contra a gripe

Saúde 2018-10-15

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) inicia, esta semana, a campanha interna de vacinação contra a gripe a todos os colaboradores.

O CHMT lembra que os profissionais de saúde são um dos grupos alvos prioritários para a vacinação, uma vez que a probabilidade de contrair a doença e de a transmitir (a familiares ou a doentes de quem cuidam) é relevante.

Mais informa que no Serviço Nacional de Saúde a vacina é gratuita para a população a partir dos 65 anos, para residentes ou internados em instituições, para os bombeiros e para pessoas com algumas doenças específicas. Nestes casos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também pagamento de taxa moderadora.

O SNS tem 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar. Para além das doses adquiridas para o Serviço Nacional de Saúde, haverá também vacinas dispensadas nas farmácias através de prescrição médica, com uma comparticipação de 37%.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.