Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Saúde

CHMT: Consulta aberta alargada ao Hospital de Tomar

10/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos Imagem: rádiohertz

A Consulta Aberta, implementada no Centro Hospitalar do Médio Tejo desde 2018 nos hospitais de Abrantes e Torres Novas, no âmbito do Plano de Contingência da Gripe, foi alargada, no presente mês de fevereiro à Unidade Hospitalar de Tomar.

Informa a entidade hospitalar em comunicado que a decisão do conselho de administração do CHMT visa a "uniformização de atendimento e recolha de dados quanto à adesão a este tipo de oferta", tendo também em vista a "implementação de novas medidas para a época gripal de 2020/2021".

Assim, no hospital de Tomar a Consulta Aberta vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h00.

A adesão é voluntária, sendo que os utentes que optem por esta modalidade deve dirigir-se ao atendimento administrativo do serviço de urgências para informações e inscrição na Consulta Aberta. 

O QUE É A CONSULTA ABERTA?

A Consulta Aberta destina-se a doentes presumivelmente não urgentes e que podem optar pelo atendimento através do Serviço da Urgência ou pelo recurso a esta modalidade de Consulta Aberta.

Nesta modalidade, os doentes são avaliados em consulta de enfermagem e em consulta médica, tendo acesso igualmente a meios de diagnóstico (Análises, RX e outros Exames que o médico entenda serem necessários), tal qual como no Serviço de Urgência.

A Consulta Aberta é uma medida avançada pelo conselho de administração do CHMT, no âmbito do Plano de Contingência da Gripe,  com o objetivo de descongestionar o Serviço Urgências, permitindo que os médicos hospitalares, enfermeiros e outros profissionais de saúde deste serviço fiquem mais libertos para o atendimento aos casos emergentes e urgentes.