Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Saúde

CHMT aumenta atendimento a cidadãos que residem fora da área de influência geográfica

3/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, tem aumentado o número de atendimentos a cidadãos fora da área geográfica de influência do Médio Tejo. Uma situação que vai, diz a entidade em comunicado, ao encontro "da performance da Instituição nos indicadores de Acesso e que colocam o CHMT, EPE, na primeira posição a liderar o grupo C, que inscreve 14 entidades hospitalares equiparáveis, todas pertencentes ao SNS".

Só referente a 2019, desde 1 de janeiro até 31 de julho, 8,5% do total das consultas médicas foram realizadas a utentes fora da área geográfica do CHMT, EPE.

No mesmo período deste ano, o atendimento em Urgência recebeu 12, 41% de cidadãos residentes também fora da área de influência do Centro Hospitalar do Médio Tejo. O mesmo aconteceu com a cirurgia programada que teve um acesso de 10,64% de utentes provenientes de fora da área geográfica de influência do CHMT.

Também nas consultas provenientes do Cuidados de Saúde Primários (CSP) o acesso de cidadãos de fora da área do CHMT, EPE tem uma percentagem de 8,3, o que significa a referenciação para o CHMT, EPE de outras estruturas de cuidados de saúde primarias, que não o ACES Médio Tejo.

Recorda o CHMT, EPE que desde maio de 2016 o mecanismo de livre acesso e circulação no Serviço Nacional de Saúde (SNS) permite que o utente possa escolher o Hospital  onde quer ser atendido, independentemente da sua área de residência.

O presidente do Conselho de Administração, Carlos Andrade Costa, sublinha “o contributo, a dedicação e enorme espírito de serviço de todos os profissionais do Centro Hospitalar do Médio Tejo” na concretização  do aumento do acesso ao CHMT, EPE, por parte de população proveniente de zonas geográficas de fora da área de influência do CHMT. Para esta realidade contribuiu, igualmente, o "investimento e modernização tecnológicas, que permitiu um salto qualitativo muito significativo no equipamento disponível e afeto à funções de diagnóstico e de tratamento no âmbito da assistência clínica prestada pelos profissionais", diz a nota.

Desde 2015 e até 31 de julho de 2019, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, investiu mais de 6 milhões de Euros em equipamentos e instalações, o que ultrapassa o objetivo de investimento de 1 milhão de euros por ano.

“O CHMT teve, nos últimos 4 anos, um investimento de 6.017.873 M€, um esforço financeiro só possível com a estreita colaboração e incentivo recebido por parte da nossa Tutela. Este reforço e a modernização de equipamentos capacitaram o CHMT e contribuíram para a melhoria dos seus indicadores, em particular no acesso aos cuidados de saúde por parte da população e, também, na melhoria das condições de trabalho para os profissionais”, conclui Carlos Andrade Costa.