Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes promove V Semana da Saúde até 24 de maio

21/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Decorre até 24 de maio a V Semana da Saúde, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes.

Esta terça-feira, dia 21 de maio, as atividades destacam-se por serem abertas à comunidade e entre elas está uma recolha de sangue e medula, a realizar-se entre as 14h e as 17h pelo Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) na sala FA.0.6 da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes (ESMF).

Em declarações à Antena Livre e ao Jornal de Abrantes, Celso Silva, coordenador da Educação para a Saúde e Educação Sexual do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes, destaca a realização de “uma série de atividades relacionadas com a saúde ambiental feitas em parceria com o Centro de Saúde de Abrantes e de atividades direcionadas para os alunos do vários anos de escolaridade, que vão desde o alerta para o cancro da pele – feito pela Liga Portuguesa Contra o Cancro da delegação de Abrantes, alerta para a postura corporal e ainda uma exposição sobre o apelo à dádiva benévola de sangue em parceria com a Associação de dadores de sangue de Tramagal”.

A V Semana da Saúde acontece até dia 24 de maio e, até lá, os alunos e comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes vão poder assistir ainda a sessões de esclarecimento sobre namorar com ‘fairplay’, uma sessão feita “por alunos e para alunos”, refere Celso Silva, e outra sobre bullying homofóbico e transfóbico, bem como "conviver com VIH", entre outras atividades de saúde ambiental.

O coordenador da Educação para a Saúde e Educação Sexual do Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes realça que o principal objetivo da semana da saúde tem que ver com a promoção da saúde, com o “estar alerta para termos uma saúde de qualidade e para combater alguns problemas que afetam a própria saúde, nomeadamente o sedentarismo, e para promover a atividade física”.

Estão também a decorrer, ao longo da semana, atividades em conjunto com as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, nomeadamente “com a distribuição de panfletos que alertam para lanches saudáveis para pais e filhos” que pretendem promover “uma alimentação saudável e evitar o consumo de açúcares", conta o coordenador.

Para esta terça-feira estava também previsto o seminário "Movimento para a Saúde" que foi, entretanto, cancelado.

Para além das sessões de esclarecimentos e da exposição sobre trabalhos "Dádiva Benévola de Sangue", uma performance de ginástica de grupo, uma degustação de lanches saudáveis e animação musical nos intervalos são outras das atividades que dinamizam a V Semana da Saúde no Agrupamento de Escolas Nº2 de Abrantes até ao dia 24 de maio.

Fonte: Divulgação V Semana da Saúde

 

Texto: Ana Rita Cristóvão

Imagens: Carolina Ferreira