Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Abrantes: Presidente de Câmara visitou unidades de saúde do concelho para ver ponto de situação

5/07/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Visita à Unidade de Cuidados na Comunidade de Abrantes

Realizou-se nesta quinta-feira, dia 4 de julho, uma visita às unidades de saúde de Abrantes, no âmbito da “Agenda para a Saúde”, uma iniciativa do Município que tem como objetivo analisar o ponto de situação acerca do funcionamento e da prestação de cuidados de saúde no concelho.

A visita passou pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Abrantes, pela Unidade Hospitalar de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida, pelo Hospital de Abrantes e pela Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo e contou com a presença do presidente do Município, Manuel Jorge Valamatos, e do presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, para além de diversas entidades da região, como a diretora executiva da ACES Médio Tejo, Sofia Theriaga, o presidente da Assembleia Municipal de Abrantes e presidentes de juntas de freguesias.

Visita à Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida

Ao longo da visita, foram dados a conhecer os “cantos à casa” das unidades de saúde de cuidados primários e hospitalares, que atualmente estão a desenvolver uma grande aposta nos cuidados domiciliários e de proximidade.

O ponto alto da visita no âmbito da “Agenda para a Saúde” foi a assinatura do protocolo e entrega, por parte do Município, à Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo de uma viatura de cerca de 20.000 euros destinada às visitas domiciliária.

 

Manuel Jorge Valamatos e o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

 

A Unidade de Saúde Familiar Beira Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo, recebeu uma viatura destinada às visitas domiciliárias, num investimento municipal de 20.800€

Manuel Jorge Valamatos falou de uma fase de “estabilização” desta nova Unidade de Saúde Familiar em Rossio ao Sul do Tejo e admitiu que se vive, atualmente, um “momento muito interessante naquilo que é a dinâmica da saúde em Abrantes e na nossa região”.

“Temos muito gosto em ver alguns médicos a quererem deslocarem-se para Abrantes porque sabem que vêm trabalhar para sítios com qualidade, com confiança”, expressou o autarca que conclui que o mais importante são “as nossas pessoas que estão à espera que façamos um bom trabalho” a nível da saúde.

Foi também nesta visita que o autarca teve o primeiro contacto com a administração do Hospital de Abrantes. O autarca mostrou-se otimista com o trabalho desenvolvido ao nível do Hospital de Dia de Medicina Interna e do serviço central do programa de Hospitalização Domiciliária.

A visita ao Hospital de Abrantes centrou-se no Hospital de Dia de Medicina Interna e ao serviço central do programa de Hospitalização Domiciliária

Manuel Jorge Valamatos destaca que ficou “muito sensibilizado com o trabalho que tem vindo a ser feito” e disse estar “muito otimista”, mas lembra que ainda há “muita coisa para melhorar” apesar de “termos feito grandes avanços” nos últimos anos. O autarca referiu ainda que a Câmara continuará a ser um parceiro ativo dos serviços de saúde para criar as melhores condições de acesso à saúde.

Já o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, mostrou-se surpreendido com aquilo que viu durante a visita e afirmou que a saúde em Abrantes “está no bom caminho”. 

 

Luís Pisco (esquerda) e presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Costa (direita)

Ao longo da visita, o responsável salientou também que uma das principais fragilidades do Serviço Nacional de Saúde tem que ver com a falta de unidades que vão ao encontro das pessoas que não estão inscritas em USF’s e que não têm capacidade para se deslocarem até às mesmas. 

Reportagem: Ana Rita Cristóvão

Fotorreportagem: Carolina Ferreira