Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Tejo Ambiente

Tejo Ambiente: Miguel Pombeiro integra nova Mesa da Assembleia Geral

21/01/2021 às 18:53
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto de Arquivo

Miguel Pombeiro é a pessoa externa que integra a nova composição da Assembleia Geral da empresa intermunicipal Tejo Ambiente. O órgão reuniu na terça-feira, dia 19 de janeiro.

A 25 de novembro de 2020, Vasco Estrela deu conhecimento, em reunião do Executivo, de que discordava com “a forma como as coisas estão a correr” e que essa tinha sido a razão para apresentar a demissão de presidente da Assembleia Geral da Tejo Ambiente.

A nova Mesa da Assembleia Geral
O Conselho de Administração da Tejo Ambiente é composto pela presidente do Município de Tomar, Anabela Freitas, que assume a presidência da empresa, pelo presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque e pelo presidente do Município de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes, como vogais.
Já a Mesa da Assembleia Geral (AG) é constituída por um presidente, um vice-presidente e um secretário, eleitos pela Assembleia Geral, de entre acionistas ou outras pessoas. Os membros da Mesa da Assembleia Geral serão eleitos por períodos de 4 (quatro) anos, reelegíveis.
Como tal, sendo que a Mesa da AG pode eleger “acionistas ou outras pessoas”, ou seja, pode eleger uma pessoa coletiva ou individual externa à Sociedade, após a demissão de Vasco Estrela do cargo de presidente do órgão, em reunião realizada esta terça-feira, 19 de janeiro, foi eleito presidente Miguel Borges, presidente do Município de Sardoal. Fernando Freire, presidente do Município de Vila Nova da Barquinha, continua a assumir a vice-presidência do órgão e Miguel Pombeiro é o recém-eleito para o cargo de Secretário.

Miguel Pombeiro

As razões da demissão de Vasco Estrela
Na altura, à Antena Livre, explicou que o desagrado se prende “com decisões que foram tomadas relativamente a investimentos no concelho de Mação, o protelar desses investimentos e a decisões que estão a tentar e que vão contra aquilo que eram os pressupostos que presidiram à nossa adesão”.
Vasco Estrela admitiu que “apesar de resolverem os problemas, não era aquilo com que nós contávamos” e disse que não estava satisfeito “só com esta intenção”, mesmo não se sabendo qual a decisão final.
“Não me sinto bem em que seja o Município de Mação e o seu presidente a presidir à Assembleia Geral, onde está reunido o capital social daquela empresa e onde eu estou em desacordo, neste caso concreto, como as coisas estão a ser geridas relativamente ao concelho de Mação”, adiantou.
Vasco Estrela relembrou, no entanto, “que não me posso esquecer que estou numa empresa que reúne seis municípios mas estou lá na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Mação e tenho de defender também os interesses da Câmara Municipal de Mação”. O autarca reforçou a palavra “também” pois, como explicou, “eu sou solidário com os outros mas acho que os outros também têm que ser solidários com o concelho de Mação e com o seu presidente e acho que não o estão a ser”.
No final, Vasco Estrela assegurou que relativamente “a dados concretos e objetivos, não há qualquer discussão possível porque as coisas são os que são. Vejam os investimentos que foram feitos até agora nos concelhos dos membros do Conselho de Administração e vejam nos outros. E que tirem as suas conclusões”.

A Tejo Ambiente
A Tejo Ambiente, é uma empresa intermunicipal, constituída por 6 municípios, que tem por missão, desde 1 de janeiro de 2020, a gestão integrada e partilhada dos Sistemas de Abastecimento de Água, de Saneamento de Águas Residuais e recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, nos Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, e bem como dos Sistemas de Saneamento de Águas Residuais e recolha de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Ourém.
A empresa Tejo Ambiente conta com 600 mil euros de capital social distribuído pelos seis acionistas com os votos distribuídos da seguinte forma: Tomar – 213.792 (35,6%), Ourém – 194.237 (32,4%), Mação – 65.128 (10,9%), Ferreira do Zêzere – 47.610 (7,9%), Vila Nova da Barquinha – 45.779 (7,6%) e Sardoal – 33.454 (5,6%).