Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Região

Sardoal: Turma de 16 alunos em confinamento após confirmação de caso positivo (ATUALIZADA C/ ÁUDIO)

11/11/2020 às 12:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Há mais uma turma na escola de Sardoal a ficar em confinamento. Uma criança de 11 anos, aluno do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Sardoal, testou positivo para o SARS-CoV-2 o que levou a turma, de 16 alunos, a entrar em confinamento e vigilância.
A diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha, confirmou esta informação e adiantou que “a criança já não vinha à escola desde sexta-feira e que durante o fim-de-semana começou a ter alguns sintomas gripais”. Depois de um telefonema para a Linha SNS24, “a criança foi testada e deu positivo para a Covid-19”.
“Esta manhã o que fizemos foi ativar o Plano de Contingência, enviar os contactos diretos desta turma para a autoridade de saúde e, neste momento, os meninos estão em casa”, disse a diretora.
Apenas a turma do aluno infetado se encontra em vigilância pois, tal como explicou Ana Paula Sardinha, “funcionam em bolha. Cada turma tem a sua sala fixa e o seu espaço de intervalo”.
Este não é o primeiro caso no Agrupamento de Escolas de Sardoal. Recorde-se que já na segunda feira uma sala do Jardim de Infância teve uma criança com teste positivo pelo que todas as crianças entraram de imediato em confinamento, de acordo com o plano de contingência da escola.
A coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, confirmou à Antena Livre que estas crianças do jardim de infância de Sardoal em confinamento vão fazer hoje e amanhã os testes à COVID.

Entretanto, esta quarta-feira, a Antena Livre confirmou que mais uma sala do Jardim de Infância de Sardoal tem os meninos em casa devido ao facto de uma educadora ser contacto direto de uma pessoa que testou positivo. Neste caso, é ainda uma medida de precaução e prevenção enquanto a educadora não fizer o teste. Enquanto não houver resultado, os meninos vão permanecer em casa.
No Agrupamento de Escolas “nesta altura, estamos todos muito apreensivos, muito ansiosos e as crianças também. Os professores e os auxiliares têm tido aqui um papel pedagógico no sentido de os acalmar, de lhes darem alguma segurança e tranquilidade, reforçando sempre as medidas que eles têm que cumprir, tanto no espaço escolar como quando saem da escola”, afirmou a diretora.
No entanto, acrescentou Ana Paula Sardinha, “é normal que perante um caso de confirmação, fiquem um bocadinho mais ansiosos, bem como os encarregados de educação”.

Ana Paula Sardinha, diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal

 

(ATUALIZADA ÀS 18:30)