Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Região

Santarém: Exposição assinala 150 anos de elevação a cidade

17/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Casa do Brasil, em Santarém, recebe, a partir de sábado e até 24 de dezembro, a exposição "Urbanidade - 150 Anos de Elevação de Santarém a cidade (1868-2018)", que “passa em revista várias décadas da história” local.

Inaugurada no dia que, até 1940, assinalou o feriado municipal, a exposição “pretende mostrar, através de imagens, a alteração histórico-urbanística” decorrida na antiga vila e a sua transformação no tempo, ”retratando quer as diferentes funções e atividades que aí ocorreram, quer os equipamentos que aí se instalam e que marcam a imagem da cidade romântica”, indica uma nota da Câmara Municipal.

Na Casa do Brasil, a receber os visitantes, vão estar representadas as principais figuras que assinaram o decreto da elevação de Santarém a cidade, o marquês Sá da Bandeira e o rei D. Luís, sendo feito aí um enquadramento da exposição.

No dia da inauguração, atores do Veto Teatro Oficina (Círculo Cultural Scalabitano), do Centro Dramático Bernardo Santareno e alunos do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado vão estar nos vários espaços da exposição, a evocar momentos dos diferentes períodos da história retratados.