Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Região

Região: Palha de Abrantes é finalista distrital das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal (C/ Audio)

7/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

(ACTUALIZADA)

A Palha de Abrantes é um dos doces finalistas, pelo distrito de Santarém, no concurso 7 Maravilhas dos Doces de Portugal. O anuncio foi feito esta terça-feira pela organização do concurso que, desta forma, apurou os 7 finalistas por cada distrito e região autónoma.

Por Santarém ficaram apurados os seguintes doces: Palha de Abrantes, Arrepiados (Santarém), Bolo de Cabeça (Santarém), Bons Maridos (Ferreira do Zêzere), Celestes de Santa Clara (Santarém), Fatias de Cá (Tomar) e Pastel de Feijão (Torres Novas).

De acordo com o regulamento o painel de especialistas avaliou os 21 doces por distrito e escolheu os 7 que vão passar à próxima fase. A Avaliação foi feita com base nas fichas de candidatura, nos conteúdos anexos da mesma e ainda com apoio do material fotográfico.

A candidatura dos doces podia ter sido feita por autarquias, associações ou empresas. No caso de Abrantes foi a Câmara Municipal que apresentou a candidatura.

“Para além da promoção do nosso doce é acreditarmos que tem potencial para ir mais longe e poder ser apreciado pelos especialistas deste concurso”, destacou Luís Filipe Dias. O vereador do pelouro da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Abrantes disse que vai continuar a gostar dos doces que também estão a concurso, mas agora “vamos fazer tudo para que a Palha de Abrantes continue a ser promovido e que possa haver união entre todos aqueles que o produzem para se poder avançar para a sua certificação”. Questionado sobre se este concurso poderá vir a ser o pontapé de saída para a certificação, Luís Filipe Dias, respondeu com apenas uma palavra: “Oxalá”.

A próxima fase do concurso vai decorrer nos meses de julho e agosto em 20 programas da RTP. Serão eleitos, pelos telespetadores, através de votação por linhas de valor acrescentado, os vencedores por cada distrito, estando as semi finais agendadas para os dias 24 e 31 de Agosto. Em cada semi-final serão apurados 7 doces criando a lista de 14 finalistas para a final.

A finalíssima, onde serão escolhidas as 7 Maravilhas dos Doces de Portugal, vai ser a 7 de setembro, num programa da RTP as ser emitido em horário nobre.

Para além da Palha de Abrantes e dos outros seis candidatos de Santarém, do distrito de Castelo Branco a Tigelada de Proença-a-Nova, cartuchos de amendoa (Cernache do Bonjardim), filhós e coscoréis (Sertã) também estão apurados para a próxima fase do concurso.