Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Proteção Civil lança aviso de risco de incêndio para este fim-de-semana

31/08/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As temperaturas máximas vão chegar aos 40ºC este sábado em algumas regiões do país.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta sexta-feira um aviso à população alertando para o risco de incêndio elevado e máximo para os próximos dias, em resultado das altas temperaturas que são esperadas.

De acordo com a informação disponibilizada na tarde desta sexta-feira, 31 de agosto, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMPA), prevê-se para os próximos dias uma temperatura máxima entre 34 e 38ºC a sul do sistema montanhoso Montejunto Estrela e entre 30 e 34ºC no restante território do continente.

No sábado, prevê-se um aumento em todo território até 40º C, diminuindo gradualmente nos dias seguintes.

Está prevista humidade relativa do ar entre 10 e 20% nas regiões do interior centro e sul, sem recuperação noturna. Para sábado e domingo, é esperado vento moderado (até 25 km/h) do quadrante Leste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde e vento forte (até 40 km/h) de nordeste até final da manhã e no final do dia nas terras altas.

Em função da previsão das condições meteorológicas, é expectável tempo quente e seco favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, a Proteção Civil relembra que é proibida a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, assim como a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos.

É igualmente proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.