Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
IP

Ponte entre Cartaxo e Salvaterra vai ter intervenção de um milhão de euros - IP

19/02/2021 às 12:08
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Infraestruturas de Portugal anunciou hoje o lançamento do concurso da empreitada para proteção das fundações e reabilitação dos pilares da Ponte D. Amélia, entre Cartaxo e Salvaterra de Magos, num investimento de um milhão de euros.

O concurso para a execução da empreitada de proteção das fundações e reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, foi publicado na quinta-feira no Diário da República.

A intervenção envolve um investimento estimado em um milhão de euros e “tem como objetivo reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a proteção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio Tejo”, explicou a empresa, em comunicado.

Os trabalhos foram definidos com base numa inspeção subaquática e levantamento batimétrico (estudo da superfície do relevo aquático) efetuados no ano passado e num estudo hidrológico e hidráulico realizado no troço do trajeto do rio Tejo onde se insere a ponte.

A intervenção prevê a limpeza das superfícies dos pilares e dos encontros, a selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares e encontros, a proteção da base dos pilares e a substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2.

A ponte Rainha D. Amélia, construída em 1903, tem uma extensão total de 840 metros e a sua gestão está protocolada entre a Infraestruturas de Portugal e as Câmaras Municipais do Cartaxo e de Salvaterra de Magos.

Aos municípios cabem responsabilidades globais de manutenção geral da estrutura metálica e de vigilância permanente sobre o comportamento das fundações e à Infraestruturas de Portugal colaborar na análise e assistência técnica e ainda a realização de intervenções necessárias.

Lusa