Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
covid

Pego: Surto em Lar com 15 utentes internados e seis mortes

13/11/2020 às 23:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Dois utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, no concelho de Abrantes (Santarém), infetados com covid-19, morreram esta sexta-feira. Na quarta-feira já tinha ocorrido o falecimento de uma idosa, elevando assim para seis as mortes naquela instituição. As autoridades de saúde confirmaram o falecimento de cinco idosos, mas a Antena Livre está em condições de avançar com mais uma morte na instituição.
À Antena Livre, a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança afirmou que "neste momento temos 15 pessoas internadas no hospital e cinco óbitos em utentes" decorrentes do surto com o vírus SARS-CoV-2 que se verifica no lar do Centro Social do Pego.
Com 65 utentes e 71 funcionários, a ERPI regista até hoje um total de 80 pessoas infetadas. Todos os funcionários e utentes vão voltar a ser testados na próxima segunda-feira.

Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo

Além dos 80 casos confirmados na ERPI em Pego, houve registo de mais um caso positivo esta semana numa outra valência do Centro Social do Pego.
"No centro de dia do Centro Social do Pego foram testados todos os utentes e funcionários e um profissional acusou positivo", disse a delegada de saúde, tendo referido que as autoridades iriam "proceder à desinfeção do centro de dia para que possa depois reabrir".
Maria dos Anjos Esperança disse ainda à Lusa que um outro surto foi identificado no concelho de Abrantes, numa casa de acolhimento em Carvalhal, e que afeta neste momento 18 pessoas, entre utentes, profissionais e proprietários do espaço.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
C/ Lusa