Onda de Calor: Saúde alerta para cuidados a ter nestes dias

Região 2019-07-10

Face aos alertas de calor para hoje, e amanhã, o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo deixa o alerta para os cuidados a ter nestas alturas. (LER AQUI)

Os grupos de maior risco são crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos, pessoas portadoras de doença crónica, pessoas que desenvolvem atividade no exterior, expostos ao sol ou ao calor, praticantes de atividade física e pessoas isoladas e em carência económica e social.

De forma resumida estes grupos de risco devem evitar a exposição ao sol, usar roupas leves e claras, chapéu e protetor solar, fazer refeições mais leves e beber água mesmo quando não têm sede. No caso de idosos isolados ou que vivem sozinhos deverão ter contactos regulares com familiares ou pessoas próximas.

No caso dos praticantes de desportos de ar livre deverão evitar praticar atividades físicas nas horas de maior intensidade de calor e para os doentes crónicos deverão ter atenção para não deixarem medicamentos ao calor intenso. Por outro lado, deverão consultar o médico no caso de registarem sintomas relacionados com o calor.

Notícia relacionada: https://www.antenalivre.pt/noticias/aviso-amarelo-em-17-distritos-ate-sexta-feira-devido-ao-calor/

 

Foto: DR