Médio Tejo: Surto de COVID-19 em Ourém tem mais 12 infetados (C/ÁUDIO)

2020-06-24

Se o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo de ontem, dia 23, não tinha casos novos, hoje [dia 24] apresenta mais 12 casos positivos e todos no concelho de Ourém.

Segundo a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança, um surto pode demorar vários dias até isolar todos os casos. Aqui ainda complica mais porque o grupo coral do Santuário de Fátima tem coralistas de vários pontos do país o que deslocaliza o surto e complica o trabalho da saúde púbica.

Maria dos Anjos Esperança revela que estes 12 novos casos já são casos secundários em relação ao grupo coral. Trata-se de pessoas que eram contactos dos primeiros infetados. E depois estes casos vão ter de ser geridos da mesma forma, ou seja, todos os seus contactos têm de ser ligados por forma a estancar o crescimento dos contágios. É esse o trabalho que os médicos de saúde pública têm de fazer neste momento e que, de acordo com Maria dos Anjos Esperança, ainda está longe de estar concluído.

Quanto aos próximos dias a coordenadora da Unidade de Saúde Pública espera uma contenção das novas infeções sob pena de podermos ter de voltar a fechar muito mais as nossas vidas. E em grande parte a responsabilidade para termos a nossa liberdade depende sempre de nós, de cumprirmos, minimamente, as regras de distanciamento social, de não fazermos parte de grandes ajuntamentos de pessoas e de usarmos a máscara de proteção de forma correta.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

Consulte aqui os casos por concelho:

Se há mais 12 novos casos de pessoas infetadas com o SARS-COV-2 o número total de casos positivos no Médio Tejo passou a ser de 264 enquanto que nas vigilâncias ativas houve também um aumento de 15 pessoas que entraram em isolamento, fazendo um total de 914, desde que começou a pandemia. Em contraponto registaram-se, nas últimas 24 horas, mais 22 altas da vigilância ativa, o que quer dizer que o Médio Tejo tem, ao dia de hoje, 92 pessoas que estão em isolamento.

A registar nas altas da vigilância o concelho de Abrantes que deixa de ter qualquer cidadão em isolamento profilático sendo que grande parte das novas vigilâncias e das altas regista-se no concelho de Ourém.

O Médio Tejo tem 137 pessoas completamente recuperadas da doença provocada pelo SARS-COV-2 e tem ainda o registo de 14 óbitos.

 

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho: