Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Região

Médio Tejo soma mais uma infeção em Ourém e quatro altas em Tomar (C/ÁUDIO)

13/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Há mais um caso de uma pessoa infetada com a COVID-19 no concelho de Ourém que passa a ter 38 casos de infeção do novo coronavírus, enquanto que o Médio Tejo passa a somar 164 situações no total.

Também as vigilâncias ativas aumentaram nas últimas 24 horas de 609 para 617 pessoas que são indicadas para terem de ficar em isolamento profilático. Mas a alta da vigilância ativa também voltaram a aumentar, são mais em dez que ontem. São agora 563 pessoas que tiveram alta da vigilância, ou seja, que cumpriram o recolhimento sem que tenham registado sintomatologia da doença provocada pelo novo coronavírus. Quer dizer que neste momento nos 11 concelhos que integram o ACES Médio Tejo existem 11 pessoas que estão a cumprir as regras do isolamento por terem tido contacto com pessoas que testaram positivo à COVID-19.

Também as altas da doença tiveram um bom indicador: há mais quatro pessoas do concelho de Tomar que recuperaram totalmente da doença e voltaram à sua vida normal.

Maria dos Anjos Esperança revelou ainda que os quatros casos detetados em Torres Novas há dois dias foram todos num lar de idosos, mas acrescentou que a situação está controlada.

Questionada sobre as preocupações que tem nesta altura, quando o país se prepara para uma segunda fase de desconfinamento, a Delegada de Saúde Pública aponta a reabertura das creches como maior foco de preocupação. Diz a médica que prevê que os idosos passem a andar mais na rua, porque em muitos casos são os idosos que vão levar e buscar os netos. É provável, disse a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, que volte a registar-se um aumento de casos, mas que espera que as pessoas tenham cuidado com as precauções e que possam andar com máscaras.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

Confira aqui os casos por concelho:

De referir que o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo é constituído por Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Sertã e Vila de Rei que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em termos administrativos, integram o ACES do Pinhal Interior Sul. Estes concelhos registavam na terça-feira sete situações de pessoas infetadas, seis na Sertã e uma em Vila de Rei.

Confira aqui o número de infetados e recuperados por concelho: