Pesquisar notícia
sexta,
17 set 2021
PUB
Região

Médio Tejo soma mais 8 casos positivos de COVID-19

8/10/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo somou hoje mais oito casos positivos de COVID-19 tendo atingido os 783 casos desde o início da pandemia. Os casos desta quinta-feira estão contabilizados em Abrantes (2), Entroncamento (2), Ourém (2) e Tomar (2).

Ao nível dos casos de doentes recuperados o número continua em 465 pessoas que foram infetados e que fizeram a sua cura.

No que diz respeito às vigilâncias ativas são menos 18 do que ontem, mas continuam acima dos 200 casos. Os 202 contactos com pessoas infetadas com o SARS-COV-2 estão localizados em Abrantes (16), Alcanena (29), Constância (1), Entroncamento (59), Ferreira do Zêzere (1), Mação (1), Ourém (40), Sardoal (1), Tomar (22), Torres Novas (27) e Vila Nova da Barquinha (5).

Segundo a saúde pública do Médio Tejo os funcionários da Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Francisco Almeida, em Abrantes, testaram negativo depois de na semana passada uma profissional de saúde ter acusado positivo. As instalações foram todas desinfetadas na sexta-feira dia 2 de outubro e os funcionários testados ao novo coronavírus.



O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

 

Número de óbitos de utentes de lar do Entroncamento sobe para sete

O número de óbitos de utentes do Lar dos Ferroviários, no Entroncamento, infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2 subiu para sete (um deles inconclusivo), permanecendo internados cinco dos 45 idosos positivos, disse hoje o presidente do município.

O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento (distrito de Santarém), Jorge Faria (PS), referiu à Lusa que estão a ser feitos hoje novos testes a utentes e funcionários, num total de 112, contando ter na sexta-feira um valor atualizado de casos da covid-19 na instituição.

Lamentando todas as mortes ocorridas, o autarca salientou que uma delas não foi formalmente contabilizada como sendo devido à covid-19 e todas ocorreram com pessoas de idade muito avançada e com situações de saúde “já muito frágeis”, devido a outras doenças, estando todas hospitalizadas.

Os utentes infetados que se encontram no lar permanecem assintomáticos, adiantou.

Jorge Faria referiu que há, neste momento, 15 funcionárias infetadas - sendo que a que foi internada continua no hospital apenas por não possuir as condições para cumprir o resto do isolamento em casa -, podendo a situação ser alterada com os testes que estão hoje a ser realizados.

Com o regresso das três funcionárias entretanto recuperadas, mais as sete ou oito enviadas para reforçar a equipa (quatro disponibilizadas pelo município, duas contratadas através do Instituto do Emprego e uma a duas que têm sido enviadas pela Segurança Social através da Cruz Vermelha), o funcionamento tem sido mantido “com normalidade”, salientou.

Os primeiros casos no Lar dos Ferroviários do Entroncamento foram conhecidos no passado dia 10 de setembro.

No total, Portugal já registou 2.050 mortes e 82.534 casos de infeção, estando hoje ativos 28.967 casos, mais 788 do que na quarta-feira.