Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Região

Médio Tejo soma 48 horas sem casos novos de COVID-19

26/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Pela primeira vez, desde que começo a pandemia na região (17 março) o ACES Médio Tejo registou 48 horas sem infetados ou suspeitos. Ou seja, nas últimas 24 horas, os números são precisamente os mesmos do dia anterior.

O Médio Tejo tem então um total de 137 infetados, 543 vigilâncias ativas, 500 altas da vigilância ativa, 1044 contactos da unidade de saúde, 37 altas da doença e dois óbitos.

Por municípios Ourém e Torres Novas são os dois concelhos em que foram detetadas mais pessoas infetadas com 34 casos cada, seguem-se Abrantes e Tomar com 17, Alcanena com 11 e Entroncamento com dez.

Por contraponto Sardoal é o concelho com menos registos de pessoas infetadas, apenas uma, enquanto que Mação e Constância têm dois casos cada. Só que a situação de Constância é ligeiramente diferente, pois os seus dois casos são ambos de pessoas que vivem fora do concelho. Ou seja, estes dois casos são um casal de idosos que têm a sua morada oficial em Constância, mas vivem há meses na zona de Coimbra. Foi lá que contraíram o vírus e é lá que têm estado de processo de tratamento da doença. Mas como a morada é em Constância, os números são alocados a este concelho.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, disse à Antena Livre no final da semana passada que estamos no bom caminho e há que ter esperança que as coisas continuem assim. A médica disse que os cidadãos têm de olhar para um eventual alívio de medidas do Estado de Emergência com muita calma. E afirmou ainda que as medidas têm de continuar por forma a manter este planalto e não termos picos muito elevados.

Maria dos Anjos Esperança frisou que há muita testagem no Médio Tejo, mas revelou que os três centros COVID (Entroncamento, Tomar e Sardoal) não têm tido, felizmente, uma afluência muito grande. Quer dizer que as pessoas têm recorrido à Linha de Saúde 24 e encaminhadas sem grandes percalços.

O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.

Quanto aos outros dois concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo [Sertã e Vila de Rei] mas que na saúde fazem parte do ACES do Pinhal Interior Sul registam cinco situações de COVID-19. Vila de Rei tem um caso, cujo infetado já teve alta, enquanto que Sertã apresenta quatro pessoas infetadas.

Covid-19: Portugal com 903 mortos e 23.864 infetados

Portugal regista hoje 903 mortos associados à covid-19, mais 23 do que no sábado, e 23.864 infetados (mais 472), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comparando com os dados de sábado, em que se registavam 880 mortos, hoje constatou-se um aumento percentual de óbitos de 2,6%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, os dados da DGS revelam que há mais 472 casos do que no sábado, representando uma subida de 2%.

A região Norte é a que resgista o maior número de mortos (519), seguida da região Centro (188), de Lisboa e Vale do Tejo (175), do Algarve (12), dos Açores (8) e do Alentejo que regista um caso, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sábado.