Médio Tejo sem novos infetados diminui vigilâncias ativas

2021-04-02

O Médio Tejo voltou a ter 24 horas sem qualquer registo de novos infetados com o SARS-Cov-2 mantendo assim o total acumulado de casos de 12 750, desde que começou a pandemia.

Com os números iguais aos de ontem no que diz respeito a recuperados e a óbitos, 12 325 e 375 respetivamente o número de casos ativos é de 50. E esta meia centena de pessoas ainda em processo de recuperação está distribuída por Abrantes (12), Alcanena (1), Entroncamento (8), Mação (2), Ourém (7), Tomar (8), Torres Novas (8) e Vila Nova da Barquinha (4).

No que diz respeito a vigilâncias ativas a autoridade de saúde dá conta de menos 36 pessoas em confinamento em relação ao dia de ontem. Esta sexta-feira há 102 pessoas que se encontram em isolamento profilático em Abrantes (11), Alcanena (4), Entroncamento (17), Mação (1), Ourém (12), Sardoal (1), Tomar (23), Torres Novas (23) e Vila Nova da Barquinha (10). Constância e Ferreira do Zêzere mantêm-se como os concelhos que não têm qualquer pessoa em confinamento por ter contactado infetados com o coronavírus.

A partir de segunda-feira, dia 5, avança a segunda fase do desconfinamento com as seguintes medidas:

Regresso à escola dos alunos do 2.º e 3º ciclos, do 5º ao 9º ano (e ATLs para as mesmas idades) equipamentos sociais na área da deficiência e Centros de Dia de apoio a idosos;

Reabertura de museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;

Lojas até 200 m2 com porta para a rua podem reabrir para atendimento presencial dos clientes;

Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal);

Esplanadas (máximo 4 pessoas por mesa). Estabelecimentos devem encerrar às 22h30 durante os dias de semana e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados;

Modalidades desportivas de baixo risco

Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.