Médio Tejo: Mais quatro infetados no surto de Fátima há 15 novos recuperados (C/ÁUDIO)

2020-06-25

A região do Médio Tejo registou, nas últimas 24 horas, mais quatro novos casos de infeção no concelho de Ourém, todos ligados ao surto que teve origem na semana passada no coro do Santuário de Fátima. Aliás, Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo revelou à Antena Livre que há casos que surgiram hoje em Coimbra ligados a este foco. São situações que têm de ser acompanhadas e direcionadas para as equipas dos locais de residência, mas que entram nas listas da origem do surto.

A coordenadora da Saúde Pública revelou ainda que são milhares de análises que estão feitas e que a equipa, pequena, não tem mãos a medir. E para agravar vão perder um dos médicos daqui a dias que entra na aposentação.

Por isso também os últimos dias trouxeram boas notícias nos recuperados, nas pessoas curadas da COVID-19. Há mais 15 pessoas que ficaram livres do SARS-COV-2 e puderam voltar nestes dias às suas vidas. De referir que é necessário haver testes para se saber se as pessoas se libertaram ou não da doença.

Consulte aqui os casos por concelho:

Contas feitas, ao dia de hoje o número total de infetados passou a ser 268, mas com 152 recuperados, o que quer dizer que o Médio Tejo tem 116 doentes ativos.

Quanto às vigilâncias ativas, são 98 pessoas que estão em isolamento e que não podem sair de casa. Só em Ourém são 48 e há mais um grupo elevado no Entroncamento (19).

O número de óbitos continua nos 14, embora Maria dos Anjos Esperança tenha referido a necessidade de seguir todos os doentes, nomeadamente os que foram hospitalizados, no sentido de perceber qual o seu estado de saúde.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo 

No dia em que foram anunciadas mais medidas de desconfinamento para o país e de mais restrições para 19 freguesias da área da grande Lisboa, Maria dos Anjos Esperança espera bom senso dos cidadãos para que possamos passar a pandemia sem haver uma segunda vaga.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho: