Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Pandemia

Médio Tejo com zero casos, 73 recuperados e 24 casos ativos (C/ÁUDIO)

10/05/2021 às 19:58
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São mais 24 horas sem registo de qualquer novo caso de infeção provocada pelo SARS-CoV-2. De acordo com o relatório epidemiológico desta segunda-feira os laboratórios não reportaram qualquer deteção de novos infetados nos 11 concelhos do Médio Tejo, mantendo-se por isso o total acumulado de 12 879 pessoas a terem contraído o vírus desde o início da pandemia.

Mas há boas notícias, de acordo com a Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo há a registar mais 73 recuperados entre as pessoas que estavam infetadas na região o que fez diminuir, consideravelmente, o número de casos ativos.

Vamos por partes, os 73 recuperados identificados nesta segunda-feira estão localizados em Abrantes (37), Alcanena (2), Entroncamento (4), Ferreira do Zêzere (1), Mação (4), Ourém (5), Sardoal (5), Tomar (12) e Torres Novas (3).

Com 12 477 recuperados, sem alteração no número de óbitos (continua nos 378), os casos ativos tiveram neste início de semana uma diminuição assinalável e são agora apenas 24. Estão localizados em Abrantes (7), Alcanena (1), Ourém (8), Sardoal (1), Tomar (4), Torres Novas (2) e Vila Nova da Barquinha (1). Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere e Mação são os concelhos que não têm, neste dia, qualquer pessoa ainda infetada com o coronavírus.

No que diz respeito a vigilâncias ativas volta a haver uma diminuição em relação ao relatório de domingo. De acordo com os dados da autoridade de saúde há hoje menos 23 pessoas em vigilância ativa por terem estado em contacto direto com infetados. Estas pessoas estão localizadas em Abrantes (156), Constância (2), Entroncamento (8), Ferreira do Zêzere (2), Mação (11), Ourém (23), Sardoal (3), Tomar (2), Torres Novas (3) e Vila Nova da Barquinha (3).

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, manifesta satisfação pelos números que a região vai registando, mas diz que ainda é cedo para se pensar em festas.

Quando questionada sobre se há pedidos de parecer sobre realização de festas no verão revela que ainda não. Mas deixa o aviso, este verão ainda não vamos ter a “liberdade” que tínhamos em 2019.

Maria dos Anjos Esperança, USPMT

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 158 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, um aumento nos internamentos em enfermaria e uma redução nos cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, estão hoje internados em cuidados intensivos 73 doentes, menos um em relação a domingo.

Já no que se refere aos internamentos em enfermaria, os dados oficiais indicam que estão hoje internados 277 doentes, mais nove.

Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 839.740 casos confirmados e 16.993 óbitos.