Pesquisar notícia
sábado,
25 set 2021
PUB
Região

Médio Tejo com dois casos novos e seis altas da doença (C/ÁUDIO)

8/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Depois de quatro dias sem registar novos casos de COVID-19, o Médio Tejo volta a ter esta segunda-feira, dia 8 de junho, mais duas pessoas que testaram positivo ao coronavírus, fazendo crescer para 218 o total de infeções registadas nestes municípios.

Por outro lado, há a registar mais seis altas da doença, ou seja, seis pessoas que estavam em processo de cura e que fizeram o teste que acusou negativo. Trata-se de um caso em Tomar e cinco casos no concelho de Ourém.

Quanto aos casos registados no boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança disse esta tarde à Antena Livre que o caso do Entroncamento resulta de uma análise feita na sequência de um acidente. Segundo a médica se não existisse o acidente porventura este homem não teria sido testado porque poderia ser, eventualmente, um cidadão assintomático. Quando ao caso de Torres Novas a responsável pela Saúde Pública do Médio Tejo revelou que tem ligações a outros casos já identificados naquele concelho.

Sendo assim o total de casos ao dia de hoje, 8 de junho, é de 218 pessoas infetadas com a COVI-19, sendo que apenas 92 estão com a doença ativa. Quer isto dizer que no total foram 126 as pessoas que no Médio Tejo contraíram a doença e que já recuperaram.

Ao nível das vigilâncias ativas, o total de pessoas que estiveram em isolamento é de 265, mas apenas 41 é que se encontram a cumprir o período de quarentena obrigatória por terem contactado com portadores do vírus.

Maria dos Anjos Esperança disse ainda que já começaram a receber os testes que estão a ser feitos às Instituições Particulares de Solidariedade Social que faltavam e “felizmente todos têm tido resultado negativo”. Na mesma linha a médica coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo confirma que também começaram a ser recebidos os testes dos funcionários das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia que contactam com os cidadãos e também têm sido negativos.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo


A delegada de saúde diz que nunca gostou tanto de ouvir a palavra negativo, que neste caso tem o sentido inverso ao uso que lhe costumamos dar, para acrescentar que também já começaram a receber testes de funcionários de casas de acolhimento ou lares não licenciados da região. Revelou a médica que “felizmente também têm sido todos negativos, até agora”.

Maria dos Anjos Esperança manifestou ainda alguma preocupação pelo comportamento que os cidadãos podem ter esta semana, na eminência de um fim de semana bem longo com dois feriados [quarta e quinta-feira]. A delegada de saúde apelou às pessoas para não fazerem grandes viagens nem grandes encontros de família.

Consulte aqui os casos por concelho:

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Consulte aqui os casos positivos e recuperados por concelho: