Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
USPMT

Médio Tejo com 2 novos infetados e Abrantes levanta confinamento aos alunos em quarentena (C/ÁUDIO)

12/05/2021 às 21:25
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo tem mais dois infetados com o coronavírus em Alcanena e Ourém. Com estes dois casos a região, composta por 11 concelhos, atinge um total acumulado de 12 884 pessoas infetadas desde que começou a pandemia.

Com estes dois novos infetados o número de casos ativos sobre para 29, uma vez que não há alteração no número de recuperados (12 477) e de óbitos (378). Sendo assim os casos ativos estão distribuídos por Abrantes (8), Alcanena (2), Ourém (9), Sardoal (1), Tomar (4), Torres Novas (4) e Vila Nova da Barquinha (1). Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere e Mação são os concelhos que não têm qualquer pessoa ainda infetada com o coronavírus.

No que diz respeito a vigilâncias ativas o número total caiu dos 213 isolamentos que existiam ontem para 66. Nesta diminuição tem grande impacto o levantamento do confinamento a 151 alunos de escolas de Abrantes que voltam assim às aulas presenciais depois de terem cumprido os 14 dias de quarentena. Tal como estava previsto, não havendo novos casos registados nestes surtos ligados direta ou indiretamente a escolas, os alunos voltam às aulas presenciais.

A Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo tem nesta quarta-feira 66 pessoas em isolamento profilático por contactos diretos e de risco com infetados. Estas vigilâncias estão registadas em Abrantes (5), Alcanena (6), Constância (1), Entroncamento (6), Mação (10), Ourém (28), Sardoal (2), Tomar (1), Torres Novas (4) e Vila Nova da Barquinha (3). Ferreira do Zêzere não tem qualquer cidadão em quarentena.

Na reunião da Câmara Municipal de Sardoal desta quarta-feira o presidente do executivo, Miguel Borges, fez um ponto de situação sobre a pandemia. De acordo com os dados mais recentes disponíveis o autarca vincou a necessidade de haver cuidados, pois num concelho com a dimensão de Sardoal um caso pode representar mudar as contas do desconfinamento.
E depois referiu que o último fim de semana foi de um grande impacto para a vacinação dos sardoalenses. É que foram vacinadas cerca de 300 pessoas na Unidade de Cuidados da Comunidade.

Miguel Borges, presidente CM Sardoal

Portugal registou hoje quatro mortes atribuídas à covid-19, 485 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, e nova redução nos internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, estão hoje internados em enfermaria 248 doentes, menos nove em relação a terça-feira.

Já no que se refere aos internamentos em cuidados intensivos, os dados oficiais indicam que não houve alterações estando atualmente nestas unidades 71 doentes.

Desde o início da pandemia Portugal já contabilizou 840.493 casos confirmados e 16.998 óbitos.