Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Lagar de Vila de Rei: «A obra certa no momento certo»

21/12/2016 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A campanha de 2016 do Lagar de Vila de Rei foi dada ontem, 20 de dezembro, como terminada, registando um novo sucesso naquele que foi o seu segundo ano aberto ao público, segundo anunciou o Município.

Ao longo da campanha do corrente ano, o Lagar de Vila de Rei recebeu e transformou 541 toneladas de azeitona, registando um aumento de 500 clientes em relação ao seu primeiro ano de laboração, provenientes de Vila de Rei e dos concelhos limítrofes, pode ler-se na informação.

Para o Presidente da Autarquia vilarregense, Ricardo Aires, “o Lagar de Vila de Rei foi a obra certa no momento certo, sendo já um marco no processo de dinamização da agricultura no nosso concelho. Temos atraído um grande número de produtores vilarregenses e dos concelhos limítrofes – com um aumento muito substancial no número de utilizadores neste ano – o que muito se deve aos equipamentos modernos e ecológicos existentes, que permitem a criação de um azeite de elevada qualidade. Esperamos que o sucesso do Lagar de Vila de Rei possa servir igualmente para incentivar os produtores vilarregenses a tirarem o máximo proveito dos seus terrenos agrícolas, que, no nosso concelho, apresentam fantásticas condições para a produção da oliveira ou do medronheiro.

2016 foi um ano em que se notou um acentuado decréscimo na produção de azeitona, agravado ainda pelos incêndios florestais que assolaram os concelhos de Sardoal e Abrantes e que destruíram muitos olivais, o que vem ainda reforçar os extraordinários resultados obtidos pelo nosso Lagar.”

Localizado na zona industrial do Souto, este equipamento apresenta capacidade para laborar 2.000 kg de azeitona por hora, efetuando os serviços de extração de azeite e respetivo embalamento.