Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Região

Há mais cinco casos COVID-19 no Médio Tejo (C/ÁUDIO)

3/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Há mais cinco casos positivos de COVID-19 na área do Médio Tejo. Nas últimas 24 horas verificaram-se mais cinco pessoas que testaram positivo ao coronavírus em Abrantes, Alcanena, Entroncamento, Ourém e Tomar, fazendo um total de 216 casos de infeção desde que começou a pandemia. Mas há que registar que deste número 114 pessoas já recuperaram da doença e voltaram à sua vida normal.

Segundo o Relatório Epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo há ainda a registar mais 13 vigilâncias ativas (750 no total) e mais 13 contactos feitos pela equipa do ACES Médio Tejo (1274 no total). Também nas últimas 24 horas registaram-se mais oito altas da vigilância ativa, ou seja, pessoas que cumpriram o isolamento e que não contraíram a doença SERS-COV-2. Nesta altura o Médio Tejo tem 55 casos de pessoas que se encontram em vigilância ativa.

Com os casos das últimas 24 horas, Abrantes passa a ter um total de 41 pessoas infetadas (17 recuperados), Alcanena sobre para os 14 (nove recuperados), Entroncamento cresce para 21 (sete recuperados), Ourém para 50 (com 36 recuperados) e Torres Novas para 52 (19 recuperados).

Segundo Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, há uma grande preocupação com os casos importados de Lisboa. Hoje há dois casos desses de doentes que trabalham na grande Lisboa e que contraíram o vírus. A médica salienta este facto como uma das preocupações do momento devido aos números registados na Área Metropolitana de Lisboa e devido ao facto de muitas pessoas do Médio Tejo fluírem para ali todos os dias.

Depois há ainda a registar dois casos de “COVID fiscal”. Um de Alcanena e outro de Abrantes. Duas mulheres que não residem nestes concelhos, mas não mudaram as moradas e, como tal, são alocadas ao local da morada. Há ainda uma situação que os médicos de saúde pública não conseguiram fazer a ligação do contágio.

 

Consulte aqui os casos por concelho:

Questionada sobre o facto de uma família numerosa em Abrantes onde se verificaram na semana passada quatro casos positivos, Maria dos Anjos Esperança revelou à Antena Livre que foram seguidos pela autoridade de saúde. E acrescentou que foram feitos testes, tendo resultado negativo. Nesta mesma linha de eventuais contágios foram testados familiares que vivem noutra freguesia do concelho de Abrantes com resultados também negativos. Mas, como é natural, na forma de trabalhar da autoridade de saúde as forças policiais são informadas das situações porque há o dever de confinamento das pessoas que estão em vigilância.

A delegada de saúde espera ainda que a população de Abrantes não tenha receios infundamos ou não se deixe alimentar por boatos que possam surgir nas redes sociais porque “a autoridade de saúde está atenta e a seguir estes casos”.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

Consulte aqui os casos e os casos curados por concelho:

 

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

 

Covid-19: Portugal com 1.447 mortos e 33.261 infetados

Portugal regista hoje 1.447 mortes relacionadas com a covid-19, mais 11 do que na terça-feira, e 33.261 infetados, mais 366, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Em comparação com os dados de terça-feira, em que se registavam 1.436 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,8%. Já os casos e infeção subiram 1,1%.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado maior número de surtos, há mais 335 casos de infeção (+2,9%).

A região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 16.804, seguida pela região de Lisboa e Vale do Tejo, com 11.828, da região Centro, com 3.765, do Algarve (376) e do Alentejo (260).

Os Açores registam 138 casos de covid-19 e a Madeira contabiliza 90 casos confirmados, de acordo com o boletim hoje divulgado.