Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Região

COVID-19: Surto de 40 casos em fábrica de Tomar faz soar o alarme na região (C/ÁUDIO)

23/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Está confirmado o surto de COVID-19 no seio de trabalhadores da empresa de Tomar Ribasabores. São, para já, 40 casos positivos em cerca de duas centenas de testes feitos a todos os trabalhadores, num trabalho das unidades de Saúde do Médio Tejo e com o apoio da Câmara Municipal de Tomar.

Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo conta como foi detetado este caso e quais os passos que foram dados. No dia 20 foi recebida uma análise positiva emitida pelo Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT). De imediato a Saúde Pública começou a fazer as ligações mais diretas e quando perceberam que o caso era de um trabalhador da empresa de carnes resolveram fazer os testes a todos os trabalhadores, o que aconteceu nos dias 21 e 22 (terça e quarta-feira). Os testes foram feitos no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Quando se verificou que existia um número elevado de casos positivos a Autoridade de Saúde Pública avançou de imediato para o encerramento da empresa com dois objetivos. Primeiro retirar todas as pessoas do local onde pode ter havido o foco de contágio para que possa ser feita a desinfeção das instalações. Depois para que os trabalhadores fiquem em isolamento até repetirem os testes. Quer dizer que para a semana todos os trabalhadores da unidade que tiveram teste negativo vão repetir a recolha de amostras. Enquanto isso vão ficar na alçada da Saúde Pública por forma a poderem detetar quaisquer sintomas da COVID-19.

Este é um processo célere e que contou com o acordo do empresário da Ribasabores por forma a que possa ter a unidade o mais rapidamente possível a laborar, mas com a segurança garantida para os colaboradores.

Maria dos Anjos Esperança confirmou que alguns dos empregados que não têm condições em casa para fazer o processo de cura da COVID-19 aceitaram ser alojados na base militar do Alfeite até testarem positivo. A Antena Livre sabe que são trabalhadores de nacionalidade portuguesa, brasileira e indiana.

Agora, por estes dias vai ser um trabalho intenso de contactos a serem desenvolvidos por parte da saúde pública, tanto mais que os trabalhadores, cerca de duas centenas, são na maior parte de Tomar e Entroncamento, mas há outros que vêm de concelhos da região, até de outras áreas da Saúde Pública. E deu o exemplo de um trabalhador que é de Torres Novas.

Maria dos Anjos Esperança

Quanto aos números desta quinta-feira, há sete novos casos de pessoas infetadas com o coronavírus, cinco em Tomar e dois em Torras Novas. O total acumulado de casos de pessoas infetadas no Médio Tejo é agora de 368.

As vigilâncias ativas também dispararam. Há mais 35 casos do que os registados esta quarta-feira, sendo que as altas do isolamento foram cinco.

As 69 pessoas em isolamento são de Abrantes (5), Alcanena (2), Entroncamento (20), Mação (1), Ourém (7), Tomar (25), Torres Novas (4) e Vila Nova da Barquinha (5).

Segundo o relatório epidemiológico do Médio Tejo há ainda a registar mais uma pessoa curada, em Torres Novas.

Confira aqui os infetados e vigilâncias ativas por concelho:

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os casos positivos / recuperados por concelho:

 

 

Notícia relacionada: Covid-19: Empresa de transformação de carnes em Tomar com 40 casos positivos