Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Região

Covid-19: Presidente de Câmara de Gavião não confirma caso de infeção no concelho (C/ÁUDIO)

8/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Surgiu por alguns meios de comunicação regionais esta quarta-feira a informação de que havia já um primeiro caso confirmado de um infetado pelo novo coronavírus no concelho de Gavião.

No entanto, a verdade é que se trata apenas de uma suspeita.

A informação foi confirmada à Antena Livre esta tarde pelo presidente do Município, José Pio, que explicou que foi contactado hoje pelo delegado de saúde do concelho.

"Neste momento não estou em condições de confirmar porque acabei de ser contactado pelo delegado de saúde de Gavião, que me informou que a pessoa infetada foi chamada ao hospital de Abrantes para repetir o teste porque o [teste] feito na segunda-feira não foi absolutamente conclusivo", admitiu José Pio.

A pessoa em causa precisa assim, diz o autarca, de fazer "novo teste na próxima segunda-feira, onde fará esse despiste".

José Pio, presidente da autarquia do Gavião, em declarações à Antena Livre 

Trata-se de um funcionário da autarquia de Gavião na casa dos 50 anos, adiantou José Pio, que já se encontrava de baixa "há cerca de três meses porque teve uma rutura do menisco, portanto não tem estado sequer ao serviço".

José Pio disse ainda que espera que o resultado do novo teste que a pessoa em causa vá realizar novamente seja realmente negativo.

Quanto à família do caso suspeito, está também em isolamento profilático, tendo a esposa - funcionária da Santa Casa da Misericórdia - feito esta quarta-feira o teste, enquanto o filho aguarda para que o chamem para o realizar.

Mas relativamente a uma possível cadeia de infeção, o autarca diz que já falou com o funcionário da Câmara e que este lhe disse que esteve recentemente numa consulta em Lisboa, onde acredita ter sido o local onde, a confirmar-se a infeção por Covid-19, a terá apanhado.

José Pio disse também à Antena Livre que as funcionárias da Santa Casa da Misericórdia - que está a trabalhar em espelho, com rotação de equipas - que contactaram com a esposa do suspeito de infeção, estão também em casa em isolamento profilático, de acordo com uma decisão da administração da IPSS.

A este propósito, o presidente do Município de Gavião disse que a autarquia está "completamente preparada" caso seja preciso ativar o Plano de Contigência Municipal. O pavilhão municipal está preparado como "hospital de campanha", com 100 camas para doentes não Covid-19 e 20 para doentes Covid-19.

José Pio, presidente do Município de Gavião, fala sobre o Plano de Contigência Municipal

Por fim, José Pio deu ainda conta de que a população do Gavião tem cumprido "religiosamente aquilo que lhes é pedido", e que o cenário nos dias de hoje se assemelha a uma "vila fantasma", com "quase nenhuma loja aberta".

Autarca destaca cumprimento por parte da população das indicações das autoridades de saúde

"Estamos todos, e eu também estou, amedontrados", terminou o autarca.