COVID-19: Médio Tejo regista mais três casos positivos em Ourém (C/ ÁUDIO)

2020-06-27

O concelho de Ourém somou mais três infetados com o SARS-COV-2 nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo o concelho de Ourém com mais estes três casos, mas que não estão ligados ao surto que teve início no coro do Santuário de Fátima, tem um total de 83 pessoas infetadas, das quais 50 já recuperaram.

Os casos deste sábado são casos positivos ligados ao surto de Odivelas. Maria dos Anjos esperança espera que este seja um caso isolado e que nestes períodos de férias as pessoas não venham para esta região, ou se vierem que tenham todos os cuidados de proteção.

Há um receio nas autoridades locais que tem a ver com as pessoas que podem vir de Lisboa para as suas famílias. Se existir uma ação musculada das autoridades podem levar a averiguar se as pessoas estão ou não nas suas residências. A delegada de saúde revelou que há muito trabalho a ser feito neste, o Médio Tejo tem 122 pessoas em vigilância e as equipas de saúde pública contactam todas estas pessoas todos os dias. Daí que Maria dos Anjos Esperança peça para que todos tenham os máximos cuidados para que não disparem os casos de infetados na nossa região.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

No global o Médio Tejo conta com um total de 275 pessoas infetadas com a doença provocada pelo coronavírus, das quais recuperaram 153 pessoas, mas há a registar 14 óbitos.

Ao nível dos contactos das pessoas que testaram positivo ao SARS-COV2 são neste momento 122 pessoas que estão em isolamento. Nas últimas 24 horas há a registar mais 18 pessoas em isolamento e 12 altas da vigilância. Ao dia de hoje Alcanena conta com quatro pessoas em vigilância, o Entroncamento tem 20, Mação conta com duas pessoas em vigilância. Ourém tem identificadas 75 pessoas que contactaram com infetados, em Tomar são oito e em Torres Novas são 13. Estas pessoas têm de ficar em isolamento profilático até terem alta por parte das autoridades de saúde.

Consulte aqui os casos positivos e as vigilâncias ativas por concelho:

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.
Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Nos dois concelhos do Médio Tejo, mas que na saúde integram o ACES Pinhal Interior Sul, há a registar seis casos (todos recuperados) na Sertã e um caso (recuperado) em Vila de Rei.

Consulte aqui os infetados e os recuperados por concelho: