Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Região

COVID-19: Médio Tejo com surto de 36 casos em Tomar

23/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Um foco de covid-19 foi detetado na terça-feira numa empresa de transformação de carnes em Tomar, com 34 infetados entre os cerca de 200 funcionários, tendo as instalações sido encerradas para controlar o contágio, informou ontem o município.

Em comunicado, a Câmara de Tomar, refere que "até ao momento 34 funcionários testaram positivo à covid-19" na Ribasabores e que, "após proposta da delegada de saúde", foi decidido o "encerramento da empresa, após todos os trabalhadores realizarem testes" de despiste ao novo coronavírus.

"Os serviços sociais municipais estão desde o início da tarde a fazer os diagnósticos sociais e familiares dos casos, para fazer o rastreio […] e o devido acompanhamento dos casos necessários", pode ainda ler-se na nota emitida ontem.

Segundo a Câmara de Tomar, "os casos positivos que não possuem habitação com condições para cumprir confinamento estão a ser transferidos para a base naval do Alfeite".

A empresa Ribasabores está sediada no Parque Empresarial de Tomar.

Dos cerca de 200 funcionários, cerca de metade fizeram o teste ainda na terça-feira, tendo os primeiros resultados chegado à noite, com 34 casos positivos.

Os restantes estiveram hoje a fazer testes, esperando-se os resultados.

"Nas próximas horas, e após saber mais resultados e possíveis linhas de contágio, serão tomadas eventualmente mais medidas”, indica o município.

Consulte aqui os casos positivos e vigilâncias ativas por concelho:

Relatório do ACES Médio Tejo dá conta de 36 infetados em Tomar

O relatório Epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo deu conta de 36 novas situações de pessoas infetadas pelo coronavírus, todas no concelho de Tomar, que tem um total acumulado de 63 casos. Já o Médio Tejo passou ontem para 361 situações de pessoas infetadas com o SARS-COV-2 desde que começou a pandemia.

O surto de Tomar, cujos resultados dos testes feitos na empresa ainda não foram todos conhecidos, fez disparar os alarmes na saúde pública, tanto mais que a empresa tem trabalhadores de outros concelhos o que obriga a dias intensos de contactos para ativar as vigilâncias. No relatório desta quarta-feira Tomar tem apenas o registo de cinco pessoas em vigilância, mas o número deve disparar nos próximos dias por força deste surto detetado no matadouro.

Já no que diz respeito às vigilâncias, há 38 pessoas em isolamento nos concelhos de Abrantes (7), Alcanena (2), Entroncamento (2), Ourém (7) e Tomar (5).

Consulte aqui os casos positivos e curados por concelho:

 

C/ Lusa