Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Região

COVID-19: Médio Tejo com mais quatro casos (67 no total) e Abrantes mais 1 (16) (ATUALIZADA)

5/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São mais quatro casos positivos no ACES Médio Tejo nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico deste domingo, 5 de abril. Segundo a unidade de Saúde Pública da região há mais dois casos em Ourém (passa agora a 18 pessoas infetadas) e o Entroncamento regista este domingo a primeira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus e Abrantes soma mais uma situação passando a 16 infetados com a doença COVID-19. Contas feitas o Médio Tejo tem agora 66 situações positivas (mais 3) enquanto que as vigilâncias ativas passaram de 362 para 387.

Já nas vigilâncias ativas também se regista um aumento de 25 pessoas que devem ficar em isolamento profilático: Abrantes (77), Alcanena (27), Constância (0), Entroncamento (23), Ferreira do Zêzere (14), Mação (3), Ourém (47), Sardoal (5), Tomar (72), Torres Novas (95) e Vila Nova da Barquinha (24).

As vigilâncias passivas registaram também um incremento e são agora 190 pessoas e os contactos feitos pela Saúde Pública tem o número de 701. Há a registar 116 altas do isolamento profilático e as duas mortes já conhecidas em Alcanena e Tomar.

Os concelhos de Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha mantêm este domingo os mesmos valores registados no dia de ontem.

 

A mensagem de todos, desde Direção-Geral de Saúde, Proteção Civil e autarquias tem sido a mesma, ficar em casa, para que estes números tendem a estabilizar e começar a diminuir.

Devido ao Estado de Emergência na Páscoa os cidadãos estão impedidos de sair dos concelhos de residência a não ser que tenham declarações das entidades patronais ou pertençam aos setores de atividade que se mantêm a trabalhar.

O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.

O relatório do país

Portugal regista hoje 295 mortes associadas à covid-19, mais 29 do que no sábado, e 11.278 infetados (mais 754), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sábado, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (158), seguida da região Centro (72), da região de Lisboa e Vale do Tejo (58) e do Algarve (07).

Relativamente a sábado, em que se registavam 266 mortes, hoje observou-se um aumento de 11% (mais 29).

De acordo com os dados da DGS, há 11.278 casos confirmados, mais 754, um aumento de 7,2% face a sábado.