COVID-19: Médio Tejo com mais 190 casos ultrapassa os 2 mil (C/ÁUDIO)

2020-11-16

O Médio Tejo tem esta segunda-feira mais 190 novos casos de pessoas infetadas com o SARS-Cov-2, atingindo um total de 2086 casos positivos desde que começou a pandemia. De referir que os casos desta segunda-feira, de acordo com o relatório epidemiológico da unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo aponta para 190 novos casos, 136 dos quais registados no concelho de Alcanena. Os outros novos infetados são em Constância (1), Entroncamento (21), Ferreira do Zêzere (4), Tomar (13), Torres Novas (13) e Vila Nova da Barquinha (2).

O número de recuperados mantém nos 850 desde a última atualização feira no sábado, dia 14 de novembro.

As vigilâncias ativas também subiram para 832 pessoas que entraram em confinamento por terem tido contactos diretos com pessoas infetadas com o SARS-Cov-2. De acordo com a autoridade de Saúde Pública estas 832 pessoas estão localizadas em Abrantes (125), Alcanena (74), Constância (44), Entroncamento (91), Ferreira do Zêzere (31), Mação (30), Ourém (170), Sardoal (44), Tomar (105), Torres Novas (95) e Vila Nova da Barquinha (23).

Os concelhos de Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Rio Maior, Santarém e Sardoal estão em confinamento parcial desde 4 de novembro enquanto que os de Abrantes, Alcanena, Almeirim, Coruche, Ourém, Salvaterra de Magos, Ponte de Sor e Proença-a-Nova entram em confinamento esta segunda-feira. Das medidas mais restritivas consta o recolher obrigatório de segunda a sexta-feira das 23:00 às 05:00 e aos sábados e domingos das 13:00 às 05:00.


Óbitos no surto do Pego sobe para oito
E esta segunda-feira mais uma utente do lar de idosos do Centro Social do Pego faleceu, de acordo com uma fonte próxima da família. É o oitavo óbito no seio do surto de infetados com o coronavírus da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego.
De acordo com Maria dos Anjos Esperança, na sexta-feira, havia um registo de cinco óbitos e de 15 pessoas internadas no hospital, decorrentes do surto com o vírus SARS-CoV-2 que se verifica no lar do Centro Social do Pego.
Recorde-se que o lar do Centro Social do Pego tinha 65 utentes e 71 funcionário, sendo que na semana passada tinha um registo de 80 infetados.

Maria dos Anjos Esperança apela para que se cumpram as normas 

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo deixou um apelo para as populações destes concelhos. Tanto os que estão em confinamento, como os que vão ficar esta segunda-feira, como para os outros que ficaram fora destas medidas mais restritivas. É que, mesmo com todos os avisos, apelos e pedidos, o número de contágios comunitários continua a ser cada vez mais elevado. E a médica revelou que na sexta-feira, dia 13, em 40 casos no Médio Tejo apenas um dizia respeito a um idoso. Todos os outros tinham sido registados em jovem, em estudantes e pessoas que estão no ativo, nos seus trabalhos.

Maria dos Anjos Esperança

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.