Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Região

COVID-19: Médio Tejo com mais 18 casos positivos (C/ÁUDIO)

10/11/2020 às 19:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo somou esta terça-feira mais 18 casos positivos atingindo um total de casos acumulados de 1594 infetados desde que começou a pandemia. De acordo com o relatório epidemiológico da unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde do Médio Tejo foram registados em Constância (1), Sardoal (1), Tomar (8) e Torres Novas (8).

Já no que diz respeito às vigilâncias ativas são esta terça-feira 642 pessoas com dever de confinamento por terem contactado com infetados. Estas pessoas estão registadas em Abrantes (102), Alcanena (64), Constância (13), Entroncamento (70), Ferreira do Zêzere (5), Mação (10), Ourém (139), Sardoal (26), Tomar (108), Torres Novas (77) e Vila Nova da Barquinha (28).

Maria dos Anjos Esperança confirmou à Antena Livre que os funcionários e utentes do Centro de Dia do Pego fizeram os testes e são negativos com a exceção de uma funcionária.
De acordo com a delegada de Saúde Pública do Médio Tejo todos os idosos que recebem apoio domiciliário também vão ser testados por forma a garantir que não há qualquer infeção na comunidade.

A coordenadora da Unidade de Saúde Pública confirmou que há a registar três óbitos no Centro Social do Pego. Uma das pessoas que faleceu foi a primeira a quem foi detetada a infeção do SARS-Cov-2.

Ainda de acordo com Maria dos Anjos Esperança os alunos do jardim de infância de Sardoal e do pré-escolar do Centro Social de Alferrarede também vão ser testados ainda esta semana.

Maria dos Anjos Esperança, ACES Médio Tejo

COVID: Três idosas faleceram no Lar do Pego nas últimas horas

A Antena Livre está em condições de afirmar que, nas últimas horas, ocorreram três óbitos no Lar do Pego.
Trata-se de três idosas que estavam entre os casos positivos do surto mas que tinham outras comorbilidades e já estavam muito debilitadas mesmo antes do aparecimento do surto na instituição.
Uma das idosas, com 90 anos, tinha sido recentemente operada ao coração e outra tinha 96 anos. Não conseguimos ainda confirmar a idade da terceira idosa que faleceu. As três idosas tinham problemas de saúde anteriores, "muito avançados e complexos", não existindo "uma relação direta com o Covid-19". No entanto, estes óbitos serão contabilizados nas mortes por Covid-19 no Médio Tejo.

Centro de Dia do Pego com um infetado

O Centro Social do Pego tem três estruturas (lar, centro de dia e jardim de infância) e se numa primeira fase o surto de COVID-19 estava circunscrito ao lar de idosos, em que entre utentes e funcionários houve um registo de 80 infetados, esta semana há registo de um funcionário infetado no centro de dia.

De acordo com o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, assim que foi detetado o teste positivo a valência foi encerrada. E a medida seguinte, de acordo com o autarca, foi avançar com testes a todos os funcionários e utentes desta valência. “É um trabalho que está a ser feito e aguardamos os resultados dos testes para poder reagir e definir as medidas adequadas, como foi feito com o lar”, disse o presidente da Câmara de Abrantes destacando que a direção do Centro Social do Pego irá dar todas “as respostas necessárias às questões de maior fragilidade”.

O autarca disse ainda que os testes serão feitos ao universo de “todos os utentes que se relacionam diretamente com o centro de dia serão testados em função da estratégia da Direção-Geral da Saúde”.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.