Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Região

COVID-19: Médio Tejo com mais 17 infetados chegou à barreira dos 800 casos positivos

9/10/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Portugal teve hoje o dia com mais casos de infeções pelo coronavírus e o Médio Tejo registou mais 17 casos positivos de COVID-19, levando a região a chegar à barreira dos 800 casos desde que começou a pandemia.

Os casos desta sexta-feira foram registados em Abrantes (1), Alcanena (1), Entroncamento (3), Ourém (6), Tomar (5) e Torres Novas (1).

No que diz respeito às vigilâncias ativas o número total é de 199, uma diminuição em relação aos dados desta quinta-feira. Estas vigilâncias são contactos de infetados em Abrantes (14), Alcanena (29), Constância (1), Entroncamento (50), Ferreira do Zêzere (1), Mação (2), Ourém (41), Tomar (24), Torres Novas (26) e Vila Nova da Barquinha (11). De registar que o Sardoal é, nesta sexta-feira, o único concelho do ACES Médio Tejo sem qualquer pessoa em isolamento profilático.

Segundo os dados da unidade de Saúde Pública do Médio Tejo há a registar neste dia mais um óbito, no Entroncamento, mas que não tem qualquer ligação ao surto do Lar dos Ferroviários.

De acordo com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, hoje houve uma tendência de muitos casos espalhados por diversos concelhos. No caso de Tomar há um aluno de uma das escolas, mas que não implica qualquer quarentena da turma porque já estava em casa. De acordo com a média começa a ser preocupante o número de casos que estão a surgir dentro das famílias, um dado também avançado hoje a nível nacional como sendo muito preocupante.

Maria dos Anjos Esperança disse ainda à Antena Livre que o caso de Abrantes é de um homem ativo com 40 anos de idade e que no Entroncamento há a registar um óbito.

De resto a coordenadora da Saúde Pública do Médio Tejo já tinha dito na última terça-feira que podemos fazer a nossa vida, mas com cuidados redobrados, como a higienização das mãos e com a distância social. Acrescentou que o uso de máscara deve ser uma prática comum, para além da mensagem que tem sido amplamente difundida que é: evitar ajuntamentos.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.