Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Região

Covid-19: Médio Tejo regista 85 casos de infeção esta terça-feira (C/ÁUDIO)

7/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Subiram esta terça-feira para 85 o número de infetados por Covid-19 na região do ACES Médio Tejo. Ontem, os dados davam conta de 79 casos positivos.

Os novos casos de hoje foram registados nos concelhos de Alcanena (mais dois casos), Ourém (mais dois casos), Tomar (mais um caso) e Torres Novas (mais um caso).

De acordo com o boletim diário, conhecido esta tarde, são 441 as pessoas em vigilância ativa e 192 em vigilância passiva.

Até ao dia de hoje há a registar três óbitos: um em Alcanena, um em Tomar e um em Ourém.

Por outro lado, já 182 pessoas tiveram alta da situação de vigilância ativa.

Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde do Médio Tejo, explica as diferenças entre vigilância ativa e passiva. 

Maria dos Anjos Esperança com os números do relatório desta terça-feira

 O ACES Médio Tejo aglutina os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Vila de Rei e Sertã são dois concelhos que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, mas que na área da Saúde dependem de Castelo Branco, nomeadamente do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul, que monitoriza estas situações.

Consulte os dados relativos aos concelhos do Médio Tejo ao pormenor na tabela seguinte:

Mação continua com 3 casos de vigilância porque os presidentes da Câmara e da Junta de Cardigos estão em vigilância ativa a partir da unidade de saúde do Pinhal Interior Sul. Logo, entram nos números da Sertã e não nos do Médio Tejo.

Ontem à tarde o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, anunciou na sua página pessoal do Facebook que está em isolamento depois de ter recebido um contacto da delegada de saúde da Sertã. Vasco Estrela esteve numa ação de sensibilização com o tenente da GNR que testou positivo na Sertã por isso, vai fazer o seu processo de isolamento. Está em casa, sozinho, afastado da mulher e dos filhos à espera do momento para fazer o teste ao novo coronavírus. Igualmente o presidente da Junta de Freguesia de Cardigos estão no mesmo processo porque esteve igualmente na mesma ação na sexta-feira da semana passada.

Mas se o presidente da câmara está em vigilância ativa como é que Mação continua com apenas três casos de vigilância no Boletim Epidemiológico? Maria dos Anjos Esperança explica de forma simples. Apesar de Vasco Estrela viver em Mação (ACES Médio Tejo) o contacto que teve com a pessoa infetada está a ser gerido pela delegada de Saúde Pública do ACES Pinhal Interior Sul, logo o presidente Vasco Estrela faz parte dos números deste ACES e não do da sua área de residência.

Maria dos Anjos Esperança explica como se contam os vigilâncias tendo como exemplo o caso dos autarcas de Mação

Portugal com 345 mortos e 12.442 infetados 

Portugal regista hoje 345 mortos associados à covid-19, mais 34 do que na segunda-feira, e 12.442 infetados (mais 712), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de segunda-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortos (186), seguida da região Centro (88), da região de Lisboa e Vale do Tejo (64) e do Algarve, com sete mortos.

Relativamente a segunda-feira, em que se registavam 311 mortos, hoje observou-se um aumento de 11% (mais 34).

De acordo com os dados da DGS, há 12.442 casos confirmados, mais 712, o que representa um aumento de 6% face a segunda-feira.