Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Região

COVID-19: Médio Tejo bate recorde com 139 casos positivos (C/ÁUDIO)

6/11/2020 às 20:04
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Médio Tejo bateu esta sexta-feira o recorde de casos positivos num dia ao registar 139 casos positivos. Também hoje foi o dia em que o país registou mais casos positivos com 5.550 e com registo de 52 óbitos.

No Médio Tejo, com mais estes 139 casos positivos o total acumulado passou a ser 1464 casos positivos. De acordo com o relatório epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo os casos de hoje estão registados em Abrantes (34), Alcanena (1), Constância (3), Ourém (79), Tomar (16) e Torres Novas (6).


Os casos de Abrantes dizem respeito na maioria (31) ao surto registado no lar do Centro Social do Pego em que mais 24 utentes e sete profissionais tiveram testes positivos ao SARS-Cov-2. De acordo com Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde Pública do Médio Tejo os restantes funcionários e utentes que tiveram testes negativos repetem daqui a sete dias para despistar e estancar o surto que está a assolar esta instituição.
Sobre contágios na comunidade relacionados com pessoas ligadas a este surto Maria dos Anjos Esperança disse que não tem conhecimento de nenhum e que continua a ser feito o levantamento de contactos destas pessoas infetadas. Diz, por outro lado, que quem está infetado deve cumprir o isolamento, mas apela aos assintomáticos que não deixem o lar, porque estando assintomáticos podem cuidar dos idosos infetados.
Maria dos Anjos Esperança disse ainda que o concelho de Ourém também tem um surto num lar de idosos, mas ressalvou que os números de hoje (79) não são todos desse lar. E em relação a Tomar (16 casos) há um acerto nos dados reportados por um laboratório. Ou seja, são situações que já estavam identificadas, mas ainda não estavam contabilizadas.

 Maria dos Anjos Esperança, delegada de Saúde do Médio Tejo

Quando às vigilâncias ativas, os números do Médio Tejo continuam a subir. Esta sexta-feira são 651 pessoas em confinamento em Abrantes (119), Alcanena (53), Constância (21), Entroncamento (36), Ferreira do Zêzere (8), Mação (13), Ourém (143), Sardoal (40), Tomar (104), Torres Novas (83) e Vila Nova da Barquinha (31).
O número de recuperados continua a ser o mesmo de ontem, ou seja, 705 pessoas já estiveram infetados com o coronavírus e já recuperaram da infeção.

O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.