Pesquisar notícia
sábado,
25 set 2021
PUB
Região

Covid-19: As medidas em Abrantes, Constância, Mação, Sardoal, Vila de Rei e VN Barquinha

9/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Portugal está em estado de emergência devido ao novo coronavírus.

Não se esqueça: de 9 a 13 de abril está proibido de sair do seu concelho de residência, exceto nas situações autorizadas (quem trabalha e tem justificação, auxílio a idosos). Saiba mais aqui: https://www.antenalivre.pt/covid-19/covid-19-proibido-circular-entre-concelhos-e-voos-interditos-a-partir-das-0000

A todo o minuto nos chegam tomadas de decisão referentes a suspensão de serviços e cancelamento ou adiamento de atividades, entre outros anúncios relevantes para os cidadãos.

Com este artigo, pretendemos sintetizar e organizar todas as informações relevantes e medidas tomadas nos concelhos diretamente abrangidos pela Antena Livre e Jornal de Abrantes -  Abrantes, Constância, Mação, Sardoal, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha - de modo a que não lhe escape nada acerca das decisões em vigor, implementadas em concordância com os conselhos das autoridades de saúde.

Proteja-se a si e aos seus, seja responsável e não se esqueça de partilhar estas informações com aqueles que não têm acesso às novas tecnologias.


ABRANTES

  • Luna Hotel Turismo (link) e a Pousada da Juventude de Abrantes (link) disponíveis para acolher profissionais de saúde. Também a comunidade de Abrantes e Constância abrem portas a alojamento gratuito para profissionais de saúde (link)

  • Hospital de Abrantes é a unidade do CHMT referenciada para receber casos de Covid-19. A Maternidade e o Serviço de Ginecologia/Obstetrícia passam para o hospital de Torres Novas enquanto a Ortopedia passa para Tomar. O CHMT reforça que estas medidas são temporárias (link). Foram também alterados horários de profissionais e foram encerradas nos períodos noturnos (00:00 e 08:00) as urgências básicas de Tomar e Torres Novas a partir do dia 5 de abril (link)

  • Hospital de Abrantes instalou tendas em frente ao serviço de urgência que servem como hospital de campanha, no sentido de fazer triagem específica a casos suspeitos de Covid-19 (link). Neste hospital estão proibidas todas as visitas dos doentes no Internamento e Departamento de Urgência do CHMT. É também proibido o acompanhamento de doentes em ambulatório e no Departamento de Urgências, a não ser quando seja comprovada a necessidade em virtude do estado de dependência do doente. No caso do Serviço de Pediatria é permitido um acompanhante não substituível. Os tratamentos de fisioterapia prestados a doentes em regime de ambulatório ficam suspensos (link)

  • Câmara Municipal de Abrantes suspendeu por tempo indeterminado o atendimento presencial em todos os serviços municipais (com destaque para os postos na Loja do Cidadão), sendo a solução o atendimento via e-mail ou telefone: geral@cm-abrantes.pt / 241 330 100. Esta medida aplica-se também aos Serviços Municipalizados de Abrantes (link)

  • A autarquia suspendeu a abertura ao público das reuniões de Câmara Municipal até 30 de junho de 2020. As questões dos munícipes podem ser expostas via e-mail: actas@cm-abrantes.pt

  • Devido ao encerramento dos serviços, o Município anuncia que os prazos municipais de entrega de documentos ou caducidade de outros vão ser prolongados. Enquanto o encerramento da tesouraria municipal perdurar, todas as faturas cujo prazo de pagamento expire durante o período de encerramento dos serviços, poderão ser pagas por referência multibanco ou transferência bancária. Caso não seja possível o pagamento pelas vias indicadas, as faturas poderão ser pagas após termino do prazo e sem acréscimo de juros (link)

  • Estão ainda encerrados todos os equipamentos municipais desportivos e culturais e foram canceladas as atividades organizadas pelo Município, bem como a atribuição de autorizações de realização de eventos por outros que impliquem aglomeração de pessoas. Também o mercado semanal grossista e retalhista foi cancelado (será feito um acerto de faturação aos comerciantes)

  • Devido à adoção por parte de empresas de medidas de prevenção ao Covid-19, o impacto verifica-se na pressecução de empreitadas no Município, tendo o mesmo anunciado a suspensão de obras em curso, nomeadamente: obras no interior da Igreja de S. Vicente; na estrada Barca do Pego/Valhascos e do Maxial (ambas em fase de conclusão, faltando a sinalização horizontal e vertical). Relativamente à empreitada de asfaltamento da estrada Bicas/Tramagal, estando a mesma também em fase adiantada de execução, a empresa adjudicatária está a proceder à reorganização da logística dos trabalhadores, não sendo ainda claro qual o impacto que esta reorganização terá na conclusão da mesma, diz a autarquia (link)
  • Município anunciou no dia 4 de abril um conjunto de apoio às famílias, empresas e IPSS: IPSS contarão com uma isenção total da fatura da água; as famílias com redução de 15% do rendimento bruto do agregado familiar, estabelecimentos encerrados, associações juvenis, culturais, desportivas e sociais estarão isentas do pagamento neste período; já as famílias que já beneficiam de tarifário social e também aquelas que não têm perda de rendimentos vão contar, automaticamente, com uma redução de 20% do valor do consumo na fatura da água (link)
  • O Município decretou o cancelamento das rendas dos espaços comerciais concessionados a privados que funcionem em espaços de gestão municipal entretanto encerrados. Outros agentes com concessões municipais que tenham encerrado ficam também isentos. 

  • Foi suspenso o pagamento dos parquímetros no concelho por tempo indeterminado. Foi também suspensa a ação dos cortes de água (para assuntos relacionados com falta de água e roturas na rede pública de distribuição de água ligar 968 049 316).

  • IDOSOS: “Fique em Casa e em Segurança” é uma medida que pretende apoiar a população com mais de 65 anos, doentes crónicos ou portadores de deficiência. As suas compras de primeira necessidade ou de medicação são levadas a casa. Pode também recorrer a apoio psicossocial. Contactos: 241 330 217 e 966 919 490. De salientar também que quem necessitar de bens essenciais e se encontre numa situação de insuficiência económica, poderá ser apoiado através de apoio de emergência.

  • Autocarro aBUSa gratuito por tempo indeterminado, com entrada e saída de passageiros pelas portas traseiras e apenas com 50% da capacidade máxima para transporte de passageiros. São ainda intensificadas as medidas de limpeza e desinfeção do aBUSa (link)
  • Bombeiros de Abrantes adotam medidas de prevenção e mostram-se equipados para enfrentar a pandemia (link)

  • Escola Ensino Básico António Torrado (Agrupamento Escola nº 2 Manuel Fernandes), Escola Ensino Básico Lucília Moita ( Agrupamento nº 1 Solano Abreu) e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, Mouriscas de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados (link) As duas primeiras estão prontas a acolher filhos de pessoal hospitalar e de emergência (link)

  • Junta de Freguesia de Mouriscas anunciou a encerramento da secretaria da respetiva Junta e suspendeu também o Mercado de Domingo, por tempo indeterminado (link)

  • União de Freguesias de Alvega e Concavada com atendimento ao público fechado nas sedes de juntas. Também o Posto de Correios está encerrado por tempo indeterminado (link). A mesma situação se verifica na freguesia de Rio de Moinhos (link), na freguesia de Carvalhal (link), na freguesia de Tramagal (link) e pelas restantes juntas do concelho
  • Foi criado o projeto "Adota um avô", em que voluntários, na maioria jovens, ficam com um sénior atribuído durante este período de quarentena, ao qual fazem companhia todos os dias por telemóvel ao avô ‘adotado' (mais informações neste link) 

  • Autarquia admite possibilidade de cancelar as Festas da Cidade, marcadas de 9 a 14 de junho (link)
  • O Município adquiriu 3.200 máscaras para distribuir pelos lares de idosos do concelho (link). No dia 7 de abril foram já distribuídas máscaras pelas IPSS's do concelho: no lar do Centro Social Interparoquial de Abrantes e no Centro de Assistência Paroquial de S. Pedro de Alvega (link)
  • Fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, em Tramagal, colocou os 400 trabalhadores em lay-off (link). O mesmo aconteceu com cercad e 200 trabalhadores da Chassis Brakes International (Bosch) 

 

CONSTÂNCIA

  • O Município anunciou dia 16 de março a atribuição de apoios a empresas e famílias: além da isenção excecional do pagamento das rendas dos espaços comerciais ou serviços arrendados que encerrem durante a pandemia, são isentas as tarifas fixas de água, saneamento e resíduos a todos os utilizadores domésticos e não domésticos (link)
  • "Não saia de casa, nós vamos por si!" é a iniciativa que pretende fazer as compras essenciais ou ir à farmácia buscar os medicamentos das pessoas mais vulneráveis à epidemia. Pessoas residentes no concelho de Constância, com mais de 65 anos e pessoas com doenças crónicas podem fazer os seus pedidos de segunda a sexta-feira, através do número 965 228 588 e receber em casa os seus bens

  • Foi também constituída uma Bolsa de Voluntariado para quem quiser ajudar IPSS's, como lares, e idosos no domicílio. Email: gasse@cm-constancia.pt (Mais informações aqui)
  • A autarquia encerrou ao público os equipamentos municipais: piscina, pavilhão e ginásio; Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, Arquivo Municipal e Museu dos Rios e das Artes Marítimas; Borboletário e Ecoteca do Parque Ambiental de Santa Margarida; Posto de Turismo; Posto de Atendimento Municipal no Armazém em Vale de Mestre (link)
  • Foram ainda suspensas todas as atividades municipais e a emissão de licenças de ocupação de espaço público/ruído/provas desportivas que envolvam um número significativo de pessoas, bem como a cedência de instalações e viaturas municipais às associações/coletividades do concelho para a realização de eventos de massas
  • O atendimento no espaço do cidadão, na tesouraria e no atendimento municipal será assegurado por telefone ou por endereço de correio eletrónico: geral@cm-constancia.pt / 249 730 050
  • O Município de Constância e as Juntas de Freguesia apoiam o levantamento das pensões nos CTT e a sua respetiva entrega no domicílio dos idosos. Contactos aqui
  • Escola Secundária Luís de Camões de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher filhos de pessoal hospitalar e de emergência (link)
  • A 17 de março reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil, tendo decidido cancelar as Festas do Concelho/Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem 2020. Estão também canceladas as cerimónias religiosas que estariam a cargo da paróquia (link) 

  • A Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém adaptou a sua sede em Constância para permitir o isolamento profilático de bombeiros, caso necessário

  •  As obras da Extensão de Saúde de Montalvo foram suspensas (link)

 

MAÇÃO

  • Centro de Saúde de Mação apela ao contacto via telefónica antes de se dirigir à unidade de saúde: 241 577 020 / 024 /028
  • Desde o dia 16 de março e até ao dia 14 de abril, salvo indicação em contrário, o Município de Mação decretou o encerramento ao público do Centro Cultural Elvino Pereira: Biblioteca, Galeria e Auditório; Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo; Posto de Turismo; Área de Serviço de Autocaravanas; Piscinas Municipais Cobertas; Pavilhão Municipal Prof. José Maia Marques; Campo Municipal Agostinho Pereira Carreira
  • O Município anunciou a isenção temporária de pagamentos inerentes aos custos com água, saneamento e resíduos urbanos relativos ao mês de março a todos os consumidores do concelho. A medida será reavaliada perante a evolução da epidemia (link)
  • Para atenuar as situações de isolamento e solidão, o CLDS 4G disponibiliza linhas de apoio à população (contactos aqui)
  • Foram cancelados os Campos de Férias da Páscoa e o Passeio Pedestre em Aboboreira, em março, e foram adiadas exposições na galeria municipal, bem como palestras, concertos e outras iniciativas nesse âmbito.
  • Na sequência da entrada em vigor do estado de emergência no país, os serviços de atendimento ao munícipe da Câmara Municipal funcionam à porta fechada, sendo os contactos efetuados por via telefónica ou email: 241 577 200 / geral@cm-macao.pt
  • Parque de Campismo não recebe mais utentes nem reservas e são proibidas visitas. Informações devem ser pedidas preferencialmente via telefone ou e-mail
  • Escola Básica e Secundária de Mação de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher filhos de pessoal hospitalar e de emergência (link)
  • Bombeiros de Mação com acesso às instalações interdito ao público. A situação não coloca em causa o socorro da população. Informações via telefónica: 241 519 000
  • O Serviço de Ação Social da Câmara Municipal encontra-se a realizar contactos junto da população idosa de todo o concelho, no sentido de auscultar as necessidades. Esta ação está a ser articulada com a GNR (link)

  • A Câmara Municipal de Mação lançou, através do GEMA - Gabinete Empreendedor de Mação, um Guia de Apoio às Empresas do concelho, que visa ajudar empreendedores e empresas a perceber que mecanismos existem disponíveis (link)

  • Estão interditas as praias fluviais do concelho (link)
  • O Banco Local de Voluntariado do concelho de Mação lançou a campanha "Todos por Todos", que pretende angariar pessoas para fazerem voluntariado junto da população de risco - lares de idosos - numa colaboração com as IPSS's do concelho que necessitem de apoio logístico, de enfermagem, limpezas. (Contactos aqui: link)

  • Município está a distribuir equipamento de proteção a instituições do concelho (link) 

 

SARDOAL

  • Na área do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, Sardoal é uma das áreas de Assistência a Doentes Covid (ADC) em funcionamento desde 30 de março, no Centro de Saúde. Esta área destina-se a suspeitos de Covid-19, preferencialmente pessoas com sintomas e com contacto prévio com a Linha Saúde 24. As ADC têm salas de observação e são compostas por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza. Contactos : 241 850 072 /076
  • A autarquia determinou o atendimento condicionado dos serviços, pelo que não é possível o atendimento presencial sem o contacto prévio por e-mail ou via telefónica (caso se verifique a inadiável necessidade de atendimento presencial, o mesmo fica sujeito a marcação - link). Neste âmbito, a 18 de março a autarquia prorrogou o prazo de pagamento dos serviços prestados pelo Município em 30 dias. Podem ainda ser efetuados os pagamentos por transferência bancária para o IBAN: PT 50 0035 0750 00000012630 68, com envio de comprovativo para o e-mail tesouraria@cm-sardoal.pt
  • Junta de Freguesia de Sardoal suspendeu, por tempo indeterminado, o atendimento presencial (link)
  • Como forma de "minimizar o impacto económico negativo" causado pela Covid-19, o Município decretou medidas de apoios às empresas, nomeadamente a isenção de tarifas fixas e consumos de água, saneamento e resíduos para todos os consumidores não domésticos (estabelecimentos comerciais, industriais e associações). Este apoio vai estar em vigor por tempo indeterminado
  • Foram reforçados os apoios sociais à população, através de linhas telefónicas dos Serviços de Ação Social e do CLDS 4G - SER, para os municípes que estejam a passar por situações de privação de bens essenciais e que necessitem de ajude (contactos aqui)
  • O Município procedeu também à alteração de horário dos funcionários da autarquia, de modo a reduzir a densidade em local de trabalho, criando para isso três turnos de trabalho
  • Foram encerrados por tempo indeterminado: Biblioteca Municipal, Espaço Cá da Terra, Centro Cultural Gil Vicente, Parque Desportivo, Piscina Municipal e Posto de Turismo
  • Escola EB 2,3/S Maria Judite Serrão Andrade de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher filhos de pessoal hospitalar e de emergência (link)
  • Celebrações da Semana Santa 2020 foram canceladas, incluindo a execução de tapetes de flores nas capelas e igrejas (link)
  • Festival Sardoal Jazz, a Semana da Leitura e visitas de estudo da Universidade Sénior foram adiados. Foi ainda cancelada a visita de estudo anual que envolve três municípios - Sardoal, Mação e Constância - a países da Europa (link)
  • Suspenso o serviço de recolha de lixo doméstico volumoso – monos – e resíduos verdes por tempo indeterminado. É proibido o depósito destes resíduos na via pública
  • O Banco Local de Voluntariado de Sardoal apela à inscrição de pessoas para fazerem voluntariado junto da população de risco - lares de idosos - numa colaboração com as IPSS's do concelho emergencia.social@cm-sardoal.pt (Mais informações aqui)

 

VILA DE REI

  • Hotel de Vila de Rei preparado para funcionar como unidade de retaguarda com 114 camas para, em caso de necessidade, receber doentes com Covid-19 (link
  • O Município determinou as seguintes medidas por tempo indeterminado: restrições na utilização dos transportes públicos municipais, com entrada e saída dos passageiros pela porta traseira e apenas e apenas com 50% da capacidade máxima para transporte de passageiros; dispensa dos funcionários municipais que sejam bombeiros, mediante solicitação do Comando dos Bombeiros Voluntários
  • Escola Básica e Secundária de Vila de Rei de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados (link), encontrando-se em avaliação a possibilidade de criação de um serviço de apoio aos filhores menores dos profissionais de emergência
  • Foi encerrado o atendimento presencial ao público, passando o mesmo a ser assegurado através dos serviços on-line do município e ainda quer via telefone quer via e-mail: : 274 890 010 ou geral@cm-viladerei.pt (link)
  • Canceladas ficaram também as Férias Desportivas da Páscoa e o ATL e todos os eventos de de organização municipal até 13 de abril (Festival das Sopas e Petiscos, Sarau Cultural, Concerto de Páscoa, Festival ‘Folclore no Centro’, Os Quintais nas Praças do Pinhal)

  • Está encerrado o Complexo de Piscinas e Ginásio Municipal, bem como todos os equipamentos desportivos do concelho, a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e os espaços museológicos do Concelho (Museu da Geodesia, Museu Municipal e Museu do Fogo e da Resina), sendo ainda suspensas as autorizações para cedência de utilização de espaços municipais para atividades que não sejam organizados pela Câmara Municipal de Vila de Rei (link)

  • Está limitado o número de clientes simultâneo nos espaços dos Mercados Municipais de Vila de Rei e Fundada: sete pessoas no Mercado Municipal de Vila de Rei e seis pessoas no Mercado Municipal de Fundada.

  • O Município disponibiliza a partir de dia 18 de março uma linha de apoio à população sénior do concelho, de forma a poderem obter informações sobre os comportamentos a adotar: 919 636 872 / 966 039 780 (link)

  • A autarquia criou também uma Bolsa de Voluntariado para quem quiser ajudar as pessoas mais vulneráveis. Deve ter menos de 60 anos e não pertencer a nenhum grupo de risco. Mais informações pelo e-mail: voluntariado@cm-viladerei.pt

  • Foi também criada uma linha de apoio ao empresário para esclarecer sobre os direitos e comportamentos a adotar (link)

  • Município informa que todos os migrantes ou imigrantes que tenham chegado ao concelho nos últimos 14 dias têm a necessidade de cumprir 14 dias de isolamento obrigatório

  • O Município de Vila de Rei encontra-se a distribuir equipamentos de proteção individual pelas IPSSs e unidades de Proteção Civil (Bombeiros e GNR) do concelho: luvas, máscaras, fatos de proteção, cobre-sapatos, toucas descartáveis, mangas descartáveis, óculos de proteção, viseiras 
  • O Festival Rock na Vila, que acontece todos os anos no início de junho, foi adiado para 25 e 26 de setembro (link
 
VILA NOVA DA BARQUINHA
  • O Município anunciou o cancelamento, e até informação em contrário, de todos os eventos da sua responsabilidade ou nos quais seja parceiro: culturais, sociais, desportivos e recreativos. Entre estes está também o cancelamento da Feira do Tejo (link), as festas do concelho que acontecem por altura de 10 a 12 de junho. A autarquia suspendeu também a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações e instituições, bem como a cedência de transporte municipal e/ou viaturas municipais, para visitas de estudo ou outras atividades.  

  • Estão encerrados: o Castelo de Almourol; o Centro de Interpretação Templário de Almourol; o Centro Integrado de Educação em Ciências (fechado a visitas de grupos externos e cancelados os eventos); o Centro de Estudos de Arte Contemporânea; o Auditório do Centro Cultural; as Bibliotecas Municipais / Espaços Internet; a Galeria do Parque; o Arquivo Municipal; o Centro Municipal de Atividade Física Aquagym; o Parque Desportivo Municipal da Atalaia; e o Pavilhão Desportivo Municipal

  • Na sequência da declaração do estado de emergência a nível nacional, a autarquia anunciou a suspensão do atendimento presencial dos serviços municipais de atendimento ao público, peo que os pedidos de informação passam a realizar-se exclusivamente via email ou telefone (link)

  • A autarquia barquinhense prorrogou os prazos e processos em curso na divisão municipal de serviços técnicos

  • O Município, a 8 de abril, aprovou o reforço das medidas de apoio social (link), que vigoram desde o início de abril e até 30 de junho. Nesse sentido, em termos de ISENÇÕES, foi determinado: isenção do pagamento das rendas de todos os estabelecimentoscomerciais concessionados pelo Município, situados no concelho, que se encontrem encerrados ou que tenham as atividades suspensas devido ao estado de emergência; isenção do pagamento das taxas de utilização do espaço público para esplanadas dos estabelecimentos que se encontrem encerrados ou que tenham as respetivas atividades suspensas (no caso de se encontrarem liquidadas será feito acerto no pagamento no ano de 2021, no primeiro trimestre); isenção do pagamento das taxas designadas de RSU (resíduos sólidos urbanos), referentes à recolha do designado “lixo” e com reflexo direto na faturação para domésticos e não domésticos: famílias, instituições e empresas; isenção do pagamento das mensalidades do Aquagym, mantendo os utentes a inscrição ativa aquando da reabertura dos serviços desportivos; isenção do pagamento das mensalidades dos ateliers do Centro de Estudos de Arte Contemporânea, mantendo os utentes a inscrição ativa aquando da reabertura dos serviços culturais; isenção do pagamento das mensalidades da Escola Municipal de Futebol, mantendo os utentes a inscrição ativa aquando da reabertura dos serviços desportivos. 
  • Foi determinada também a isenção de pagamento de rendas mensais de habitações sociais propriedade do Município, situadas no concelho de Vila Nova da Barquinha.
  • APOIOS: “Convide-nos a Ajudar” – O Município, através do CLDS 4G, disponibiliza-se para levar até sua casa os alimentos e medicamentos de que necessita. Com prioridade para pessoas idosas e com problemas respiratórios ou crónicos, pode pedir ajuda de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 17h, para o contacto 967 124 872. Neste âmbito,  Neste âmbito, o Serviço de Ação Social, em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, Cáritas, IPSS´s, FOS-Universidade Sénior e GNR visam identificar os idosos e os mais frágeis, por forma a manter um contato de proximidade com quem mais necessita de apoio.
  • Reforço do apoio à Loja Social de Vila Nova da Barquinha, considerando o aumento do número de famílias apoiadas e solicitações de apoio (cabazes alimentares, entre outros)
  • Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher filhos de pessoal hospitalar e de emergência (link). A este propósito, foi deliberada a isenção de pagamento das refeições e de outros serviços durante o período da crise aos alunos filhos de profissionais de saúde e de outros serviços essenciais de assistência neste período, que são acolhidos nesta escola de referência. Além disto, o Município disponibiliza computadores e tablets aos alunos que necessitem, permitindo que mantenham o acesso às aulas online. 
  • Apoio do Município à Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha e às IPSS´s do concelho (Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, Fundação Dr. Francisco Cruz e Centro Social e Paroquial de Atalaia) com a entrega de equipamento de proteção individual (EPIS´s) - Bombeiros de Vila Nova da Barquinha fazem apelo para que Fique em Casa (veja o vídeo de apelo aqui)

 

! Nestes concelhos estão a ser efetuadas ações de desinfeção dos espaços públicos, numa medida concertada no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo: espaços de saúde, farmácias, estabelecimentos comerciais, abrigos e paragens de passageiros, avenidas e ruas de maior circulação, contentores de resíduos sólidos, entre outros. Uma ação que vai sendo desenvolvida até que a situação o justifique.

 

! As autarquias da região, em conformidade com as exigências determinadas pelo estado de emergência, limitaram a presença em funerais nos cemitérios sob sua gestão. Foi fixado o limite máximo de 10 pessoas, que devem manter uma distância mínima de dois metros entre si, nos concelhos aqui explanados (exceto no concelho de Vila de Rei, cuja autarquia determinou serem permitidas 25 pessoas). As medidas são mais restritivas caso a vítima mortal tenha sido diagnosticada com Covid-19.

 

! A Globalvia - empresa concessionária de portagens na A23, entre Abrantes e a Guarda, anunciou que vai suportar o valor da portagem dos utilizadores destas autoestradas cuja atividade esteja diretamente relacionada com o combate à pandemia. Além dos profissionais de saúde esta medida é também válida para "utilizadores particulares em cumprimento de deveres profissionais".

 

(Notícia publicada a 17/03 - ATUALIZADA A 09/04 ÀS 17:01)