Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Região

Coruche: Festival “Flutuar” apresenta maior balão de ar quente do mundo

18/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Depois do sucesso das edições de 2017 e 2018, por onde passaram cerca de 30.000 visitantes, o FLUTUAR — Festival Internacional de Balonismo de Coruche, este ano patrocinado pela Cepsa, volta a assentar arraiais na vila ribatejana. De 29 de outubro a 3 de novembro, todos os olhos vão estar apontados ao céu, neste evento que traz a Portugal mais de 30 balões de todo o mundo.

Como habitual, o festival reservou algumas estreias e novidades.

“Para além da apresentação oficial do maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros — um gigante com mais de 40 metros de altura e capacidade para 34 pessoas — a edição deste ano planeou ainda mais atividades para toda a família. Para além dos voos livres de balão, o FLUTUAR vai encher as ruas de Coruche, de 1 a 3 de novembro, com jornadas de gastronomia tradicional, feiras do livro e artesanato, uma exposição de construções com peças Lego, Street Food Fest, animação de rua e street art, insufláveis, uma caminhada, concentração e passeio de viaturas clássicas ou o já esperado espetáculo de luz e música eletrónica Night Glow. E, pela primeira vez, workshops, drones e rádio-modelismo aéreo, realizados pelo Aero Club de Portugal”, comentou Guido Van Der Velden dos Santos, da Windpassenger, responsável pela organização e direção técnica.

O Maior Balão do Mundo possui uma capacidade máxima de transporte de 34 pessoas. A entrada em operação deste balão é um marco histórico da aviação e do balonismo mundiais. Este "gigante", com cerca de 650000 pés cúbicos de volume, foi fabricado com recurso à utilização de cerca de 3000 metros de tecido, 3000 metros de fitas estruturais e mais de 17,4 quilómetros de fios que resultam num enorme balão de ar quente com mais de 40 metros de altura. Pela suas geometria e dimensão, este balão assegura níveis de performance de topo, propiciando aos passageiros uma experiência de voo com um elevado nível de conforto e segurança. O balão foi construído em Brno, na República Checa, pela Kubicek Balloons, um dos principais fabricantes mundiais de balões de era quente.

 

A Cepsa batiza, pelo primeiro ano, o nome do Festival, associando-se como patrocinador oficial. Para Filipe Henriques, Diretor da Cepsa de GPL-GN e Eletricidade Residencial, "é com muito gosto que somos parceiros na realização do FLUTUAR by Cepsa, sendo que este momento é duplamente gratificante uma vez que marca também o facto de termos atingido 100% de cobertura nacional no gás engarrafado com uma gama completa diferenciadora. Os balões são movidos a Gás Cepsa, com um produto sustentável e amigo do ambiente”.

Com coorganização do Município de Coruche, o evento dedica-se, este ano, a promover a consciencialização do público para a importância da Floresta de Montado.

As viagens de balão sobrevoam, aliás, algumas das mais bonitas paisagens nacionais, sobre o rio Sorraia ou a fértil e verdejante lezíria ribatejana, daquela que é conhecida como a “Capital Mundial da Cortiça”. Para o presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira, "o Festival Internacional de Balonismo é um evento turístico inovador e diferenciador, que coloca em destaque a riqueza do património natural e cultural do concelho, nomeadamente a maior mancha de montado de sobro do país, o centro histórico e zona ribeirinha da vila de Coruche. Mas a sua grande vantagem competitiva reside na dinâmica económica e turística que consegue imputar durante estes dias do evento, e também no impacto que tem ao longo do ano."

Mas voltemos às estrelas deste evento: os balões. São 33, de equipas nacionais e estrangeiras, dos mais regulares aos mais surpreendentes. Uma oportunidade única de ver voar balões tão originais como Vincent Van Gogh, uma verdadeira obra de arte com o rosto do célebre pintor holandês; o

balão Bidu, homenagem à primeira personagem do cartoonista brasileiro Maurício de Sousa ou uma superbike de 37 metros de altura e 46 de largura.

 

Os voos estão planeados para as 7 horas da manhã em todos os dias do evento, com reforço de um segundo voo às 16 horas na sexta-feira, sábado e domingo.

O evento, organizado pela Windpassenger e Município de Coruche, conta ainda com os apoios da Renascença, como parceiro media oficial, Toyota Caetano Auto, TAP Air Portugal, Aero Club de Portugal, Visit Portugal, Cision e Kubicek Balloons.

A organização alerta para o facto de todas as atividades aéreas - voos de balão de ar quente, balões de ar quente estáticos, Night Glow - só se realizarem se todas as condições meteorológicas e de segurança estiverem garantidas, cabendo à direção técnica do festival a decisão de realizar as atividades ou proceder ao seu cancelamento.