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Caminhos da fé e da espiritualidade com garantia de segurança sanitária (C/ÁUDIO)

5/06/2020 às 00:00
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O Turismo Centro de Portugal apresentou hoje a estratégia de promoção dos Caminhos da Fé e Espiritualidade, que desafia os turistas a usufruírem de uma “experiência de valorização pessoal”, com a segurança sanitária assegurada.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Recursos do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, desafiou hoje, numa conferência de imprensa em Fátima, no concelho de Ourém, os turistas a experienciarem a dimensão dos caminhos da fé.

“Os Caminhos de Fátima, os Caminhos de Santiago e a herança judaica são uma abordagem que a própria estratégia nacional de turismo realça como estruturante para o desenvolvimento turístico do país, porque assenta em ativos que nos diferenciam, não só na dimensão do património material, como no património imaterial, paisagem e património natural”, destacou Teresa Ferreira.

Segundo esta responsável, esta é uma “proposta de experiência turística que pode ser usufruída durante todo o ano e permite descobrir muitos percursos, muitos cantos deste país que ainda não estão demasiado visíveis na promoção turística”.

Teresa Ferreira

Considerando que estas propostas vão ao encontro das expectativas dos turistas no pós-pandemia, Teresa Ferreira afirmou que se trata de “experiências de valorização pessoal e seguras”.

“Neste momento, a segurança é particularmente relevante. Estas são experiências alternativas a destinos mais massificados. Por outro lado, são experiências que podem ser feitas individualmente e em pequenos grupos”, reforçou.

A responsável lembrou ainda que as empresas prepararam-se para as necessidades do ponto de vista da segurança sanitária e que já existem “mais de 11.400 empresas com o selo ‘clean&safe’, com um verdadeiro compromisso de assegurar as regras de segurança de higiene e sanitária que são exigidas e que reforçam aquilo que já era uma prática bastante cuidada”. 

Nesta fase, o objetivo do Turismo de Portugal é “captar o mercado nacional”, que será “importante nestes primeiros meses de retoma”.

“Continuamos atentos e a acompanhar muito de perto os mercados emissores internacionais para atuar quando for possível”, afirmou.

Teresa Ferreira destacou que a mensagem do futuro é comunicar Portugal como “um destino seguro e sustentável”.

Para o presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, esta proposta desafia os portugueses “que não tinham pensado fazer uma experiência espiritual ou religiosa a poderem fazê-lo com muito pouco custo do ponto vista material, mas cheio de significado do ponto de vista da dimensão espiritual”.

Pedro Machado destacou o exemplo "extraordinário" que Fátima deu a Portugal e ao mundo, cancelando as peregrinações e missas presenciais.

Pedro Machado

O responsável, que informou que os guias lançados trazem as recomendações imprescindíveis em articulação com a Direção-Geral da Saúde, apelou aos portugueses para que façam férias em Portugal e no centro de Portugal.

“É uma forma de ajudar Portugal e as empresas portuguesas a resistir e a ultrapassar esta fase difícil”, reforçou. 

Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal

Pedro Machado salientou ainda a forma como todos os agentes turísticos estão preparados para esta fase, revelando que o Centro de Portugal tem atribuídos 1.700 selos ‘clean&safe’, “distribuídos nas suas múltiplas áreas de serviço”.

“Já ultrapassamos mais de 12% daquilo que é a oferta nacional de Portugal. É um extraordinário indicador. É uma mensagem de segurança para quem queremos receber e simultaneamente também observa o sentido da responsabilidade dos empresários”, disse Pedro Machado.

Lusa