Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Região

BTL 2019: Caminhos da cultura voltam ao Médio Tejo

15/03/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os “Caminhos” do Médio Tejo voltam à cena no espaço cultural do Médio Tejo e no arranque, nos “Caminhos do Ferro”, por alturas da Páscoa vão ter um grande concerto gratuito com Mário Laginha e Pedro Burmester, no dia 13 de Abril no cine-teatro Paraíso, em Tomar. O anúncio, em primeira mão, foi feito por Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo na Bolsa de Turismo de Lisboa, esta quinta-feira, dia 14 de Março.

Com três temáticas distintas os “Caminhos”, que vão para a terceira edição, voltam a ter as mesmas temáticas: ferro, água e pedra. O objetivo continua a ser o mesmo, promover a cultura em rede e, com isso, o património dos concelhos que constituem este território.

Os “Caminhos do Ferro” vão acontecer em Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas entre os dias 12 e 14 de Abril, o fim de semana antes da Páscoa. Esta proximidade de datas permitirá, segundo Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, “ter mais atrações para os que estão no Médio Tejo e para os turistas que procuram a região, com tanta diversidade de celebrações, como o Sardoal com as capelas floridas e as procissões, a via sacra de Ourém que é qualquer coisa de fantástico e as festa do concelho de Constância, por exemplo”.

Miguel Pombeiro destacou que através de uma programação cultural pode ser promovido todo o outro património, natural e cultural, destes 13 municípios.

As propostas culturais para os três caminhos, abril, junho e outubro vão da música ao teatro passando pela performance e pelo circo.

Anabela Freitas, presidente da CIMT

Para os “Caminhos do Ferro” apontam-se percursos de Talkie Walkie e Manuel Tur em Mouriscas, concelho de Abrantes, e pelo grupo Terceira Pessoa, em Riachos. O brasileiro Rubel atua em Abrantes, Riachos e Entroncamento; o circo Soralino tem um espetáculo previsto para Tomar e S. Lourenço, em Abrantes; e a dupla “Amer i África” terá apresentações em Abrantes e Riachos.

Os “Caminhos da Água” estão agendados para o Verão, 12 a 14 e 19 a 21 de Julho e pretendem percorrer Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Rei e Vila Nova da Barquinha.

Já em pleno Outono, 11 a13 e 18 a 20 de Outubro entram em cena os caminhos da Pedra em Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

A apresentação do programa aconteceu esta quinta-feira no espaço do Turismo do Centro de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa, com a presença dos autarcas dos municípios envolvidos.

De destacar ainda no âmbito cultural a apresentação do Festival a Vapor "SteamPunk Circus" pela Câmara Municipal do Entroncamento e Museu Nacional Ferroviário, seguido de uma degustação do doce Ferroviário pela Escola Profissional Gustave Eiffel.

As celebrações da Semana Santa e Páscoa, em Sardoal, com incidência nos tapetes de flores das 20 capelas e igrejas do concelho, as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância, e a Via Sacra ao vivo, em Ourém, e a Festa dos Tabuleiros, em Tomar, foram outras atividades culturais apresentadas no maior evento nacional de turismo.

Na edição deste ano da BTL - que termina domingo e com abertura ao público de sexta-feira à noite até domingo, são esperados mais de 70 mil visitantes. O maior evento de Turismo de Portugal promove 46 destinos internacionais, mais de meia centena de municípios, tem 1400 expositores presentes com 16 instituições na BTL Cultural, a novidade de 2019, mostra ainda 40 Startup’s e conta com a presença de mais de 1500 profissionais estrangeiros. Pelo meio, desde ontem, a organização aponta para cerca de 3 mil, o número de reuniões profissionais a agendar por estes dias na capital portuguesa.

Este ano a BTL conta também com uma feira de emprego que, garante a organização, tem uma oferta de 10 mil oportunidades de emprego no sector do turismo.

Jerónimo Belo Jorge