Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Ponte Sor

Alunos do secundário lançam microssatélites em competição em Ponte de Sor

1/09/2021 às 18:18
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Treze equipas compostas por cerca de 200 alunos do ensino secundário participam na 8.ª edição do CanSat Portugal, que arrancou hoje em Ponte de Sor (Portalegre) e visa o lançamento de microssatélites, divulgou a organização.

O evento, que decorre até domingo no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, é organizado pelo ESERO Portugal, um projeto educativo da ESA - European Space Agency (Agência Espacial Europeia) e da Ciência Viva, com o apoio da Agência Espacial Portuguesa e do município alentejano.

Em comunicado, a organização explica que esta competição, desenvolvida desde 2014, faz com que alunos do ensino secundário de todo o país lancem modelos funcionais de microssatélites, cujo sistema base (antena, bateria e sensores) está integrado num volume equivalente ao de “uma lata de refrigerante”.

De acordo com a organização, na sexta-feira os microssatélites vão ser lançados de uma altura de mil metros.

“Os alunos terão de comunicar com o satélite na descida e, tal como num verdadeiro projeto espacial, recolher dados científicos e imagens para desenvolver uma proposta que será avaliada por vários especialistas”, indicou a organização.

Esta competição, que não é aberta ao público em geral, regressa após um interregno desde 2020.

Ao longo das oito edições, já contou com a participação de mais de 700 jovens do ensino secundário.

A equipa vencedora desta edição vai representar Portugal na final internacional que se realiza, este ano, em formato ‘online’ através das plataformas digitais da ESA - European Space Agency (Agência Espacial Europeia).

O júri que avaliará os projetos é formado por Ricardo Conde e Eduardo Ferreira, respetivamente, presidente e vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space, e Rui Agostinho, professor auxiliar do departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

O professor auxiliar de sensores e sistemas do Instituto Superior Técnico, Agostinho Fonseca, o professor e coordenador do Núcleo de Programação e Robótica da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, Duarte Cota, e a diretora executiva da Ciência Viva, Ana Noronha, são os restantes elementos que compõem o júri.

Os promotores da iniciativa revelam ainda que os vencedores da primeira edição do CanSat Júnior, os MiniSalSat (Colégio Salesianos de Lisboa), estão presentes neste evento, através de uma “participação especial”, extraconcurso.

Lusa